quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Porque tenho orgulho de ser paulistano (pt. 3)

Não bastassem todas as facilidades e maravilhas que oferece, São Paulo é ainda habitada por cidadãos adoráveis! :)

Pra começo de conversa, nós paulistanos somos mais do que corpos: temos conteúdo. Não somos pessoas óbvias, fugimos do lugar-comum. Cultura é algo que nos agrada e que buscamos por prazer e não para constar no nosso currículo. Não nos limitamos à televisão (e não somos baba-ovo da Rede Globo). Gostamos de ler, amamos cinema mais que tudo, damos uma espiada no mundo das artes aqui e ali. E consumimos informação avidamente. Sabemos de tudo o que acontece em Ipanema, no Village e também em Pequim. Não vivemos fechados na nossa cidade, olhando para nosso umbigo, limitados aos valores do nosso mundinho: temos um genuíno interesse por outras cidades, outros mundos, outras culturas, outros valores. Isso amplia nossos horizontes, e faz com que cada pessoa nova que você conheça seja uma completa surpresa, e nunca mais uma na multidão, com um papo previsível e sem opiniões próprias.

Não há dúvida de que temos atitude, e também estilo. Aliás, estilos. Uns trezentos estilos. Até porque somos 18 milhões, vivendo em uma infinidade de ambientes possíveis, com vários tipos de background. A fauna de São Paulo é uma das mais heterogêneas do mundo. Gostamos de poperô, chorinho, música clássica, forró, heavy metal, bossa nova e trance psicodélico. Também entram no nosso cardápio maracatu, deep house, reggae, MPB, drum n’bass e até funk carioca. Catalogar todas as tribos daria um trabalho danado e jamais pararíamos para fazer isso, pois cada vez mais acreditamos que não precisamos de rótulos, quando podemos muito bem transitar entre tribos, experimentar coisas novas e criar cada um o seu caldo de referências. Com personalidade.

Somos pessoas sérias, idôneas e responsáveis. Nossa palavra tem valor, honramos nossos compromissos, não só no campo profissional como também na seara das relações pessoais, que conduzimos com respeito, lealdade e confiança. Não somos levianos para com os outros. Valorizamos os nossos amigos. Damos muito de si, abrimos nossa casa, nossa intimidade, nossa vida pra eles. Nossa amizade é profunda e duradoura. Não é oba-oba de praia, não é descartável, não é superficial. Aliás, abominamos a superficialidade ! Não somos os reis da popularidade, preferimos qualidade. Quando você precisar de seu amigo paulistano, pode deixar que ele estará lá por você.

Somos muito bons no que fazemos. Esta é uma terra de profissionais. A comida é extremamente bem-feita. A noite não é tocada por amadores. Existe infra-estrutura, existe capricho e muita preocupação com os detalhes. Não usamos a irreverência e o improviso para mascarar a falta de cuidado. Porque aqui não se faz nada com as coxas: as pessoas acreditam no que fazem e procuram fazer bem-feito. Porque o trabalho para nós é parte da nossa identidade, parte do que somos, e não apenas uma atividade qualquer que pague o aluguel com o mínimo esforço possível.

E claro que todo esse caldo de valores só se enriquece com a presença ilustre de brasileiros de todos os outros cantos, sejam eles cariocas, pernambucanos, gaúchos, baianos, paraenses, mineiros... pessoas que vêm somar esforços, unir talentos, emprestar idéias, pessoas que absorvem um pouco da essência da cidade e que deixam aqui um pouco de sua beleza e de suas cores. Que são fundamentais para que São Paulo tenha o brilho que possui. São Paulo é feita de todos esses povos e eu gosto de todos eles, de verdade.

Eu amo ser brasileiro e tenho muito orgulho de ser paulistano!

Nenhum comentário: