quinta-feira, 26 de janeiro de 2006

Porque tenho orgulho de ser paulistano (pt. 1)

[Série de textos publicada originalmente no meu fotolog e depois transcrita pro blog].

O fato de que eu amo de paixão o Rio de Janeiro não é segredo para ninguém que me conhece. Nem mesmo para os que não me conhecem, porque neste Fotolog sempre mostrei uma profusão de fotos da Cidade Maravilhosa - sempre guarnecidas por comentários pra lá de exaltados. Afinal, eu realmente gosto muito de estar naquela cidade, gosto muito de certos elementos (não todos, diga-se) do lifestyle carioca e aprendi a entender os cariocas e apreciá-los do jeito que eles são, sem querer mudá-los em nada.

Não foram poucas as vezes que recebi comentários enciumados de amigos meus que, mesmo sem desgostar do Rio (ou até mesmo também gostando do Rio) não partilhavam dos meus sentimentos e do meu ponto de vista e acabavam se cansando de tanta adoração ao Rio de minha parte. “Pô, que saco, então por que vc não muda logo pro Rio de uma vez ???”

Eu sempre tive bem claro para mim mesmo o meu amor por São Paulo. Mas, pensando bem, eu acho que não tenho externado esse amor com a mesma freqüência e intensidade que tenho mostrado a minha paixão pelo Rio. Uma parte disso com certeza é pelo fato de que o Rio rende mais fotos pro meu Fotolog, seja pelas suas virtudes estéticas exuberantes, seja pelo fato de que lá eu levo uma vida de turista e estou sempre com minha câmera no bolso, o que não acontece aqui. Em Sampa a gente está sempre correndo, sempre com um objetivo, e acaba parando menos pra contemplar o que está ao nosso redor.

Mas chegou a hora de fazer justiça com os meus. Amanhã esta cidade incrível faz 451 anos de idade, e resolvi homenageá-la não com um, mas com vários posts falando sobre ela e sobre o que ela significa pra mim e mostrando por quê, apesar de tudo, São Paulo ainda reina soberana no meu coração.

(AH SIM: por favor não interpretem meus próximos posts como comparações com o Rio, porque NÃO é essa a idéia, OK ???)

Nenhum comentário: