sexta-feira, 3 de junho de 2005

Reflexões sobre o chica-chica-bum de domingo


Muitos criticam a Parada. Dizem que virou comércio, que só atende aos interesses da indústria de produtos GLS e dos operadores de turismo. Que não se fala em política, e que as bichas estão cagando para seus direitos. Que só querem fazer putaria no meio da rua, e que com essa postura elas nunca vão conquistar o respeito à sociedade. Que a Parada virou um zoológico de tipos bizarros e que os heteros vêm lá é para rir dos gays, não para simpatizar e transmitir apoio.

Acho essas críticas radicais demais. Concordo em parte com tudo isso, mas é inegável que dois milhões de pessoas mostrando seu orgulho na avenida mais importante da cidade mais importante do Brasil têm um significado enorme.

É uma conquista de visibilidade.

É a amostra de que, sim, hoje existe mais espaço para que as pessoas exerçam a sua cidadania, que obviamente inclui o livre e sadio exercício da própria sexualidade.

É o sinal de que, aos poucos, gays e lésbicas estão deixando de ser um tabu e passando a ser enxergados como pessoas, além dos estereótipos da mídia.

É uma manifestação de força de um grupo enorme de pessoas que se aceitam e são bem-resolvidas, cansaram de ser varridas para baixo do tapete, e agora vêm reivindicar não mais do que um tratamento signo, justo e igualitário.

Pode até ser que no final das contas tudo não passe de mais um Carnaval. De qualquer forma, só temos que comemorar o fato de que, hoje, existe espaço para esse tipo de Carnaval, que seria impensável há dez anos atrás.

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Thi, tudo bom?

Descobri hoje, via Multiply, este seu blog. LEGAL!

Acho que aqui eu vou passar sempre que tiver um tempinho; fotolog vc sabe que eu deixei no passado já.

boas escritas, beijos e abraços do Rio!

Anônimo disse...

Cara.....muito bom seu texto. Gostei.

Mutatches Mischelle Tedezco disse...

Ainda acho que é preciso haver união entre os próprios GLSBT....

Já reparou que vinhado a sapatona não se dão muiot bem?

Anônimo disse...

Arrasou !

Super valido !
Parabéns pelo texto !

bjo,

Anônimo disse...

Thiago, vc me surpreende a cada dia q passa ... vc é muito especial pra mim ... adoro seus textos ... não é amador é coisa de profissional e tudo muito bem colocado... meu vc é dez! Bjos / Rubens!