segunda-feira, 9 de junho de 2008

Pesadelo gaúcho

Minha convivência com meus amigos de Porto Alegre sempre foi muito esporádica. Gosto muito deles e isso já valeria uma viagem, mas faltava alguma coisa que desempatasse a questão e me fizesse cumprir minha dívida de visitá-los (nossos encontros eram sempre em SP). O pretexto foi uma dessas promoções-relâmpago das companhias aéreas - consegui comprar cada trecho a apenas R$48 pela TAM. Em 48 horinhas, eu iria rever meus amigos e aproveitar as atrações da capital gaúcha, especialmente o famoso pôr-do-sol no Guaíba (sempre gosto de apreciar um pôr-do-sol especial nos lugares que visito).

Se a beleza da vida está no inesperado, muitas vezes ela nos traz surpresas que não têm a menor graça. Meu vôo da ida estava marcado para as 13h35. Cheguei às 12h45 (portanto, com uma aceitável antecedência de 50 minutos) e descobri que a TAM tinha antecipado o vôo para 13h20, sem a preocupação de me avisar. Resultado: às 12h45, eles já haviam chamado todos os passageiros para o embarque e vendido o meu lugar para a lista de espera (!). Fiquei emputecido, reclamei, briguei, mas a TAM não reconheceu o erro e ainda quis colocar a culpa em mim. No fim das contas, me remarcou para as 15h45. Resultado: quando aterrissei no aeroporto Salgado Filho, o céu estava ficando rosado, mas já não dava mais tempo de cruzar a cidade e correr até o Gasômetro para ver o sol se pôr.

Mal sabia eu que aqueles eram os últimos raios de sol que a cidade veria por muito tempo. Sábado nasceu com um solzinho tímido, mas antes da hora do almoço o tempo virou e começou uma verdadeira tempestade. Chuva forte e vento frio pelo resto do único dia que eu tinha para aproveitar a cidade - portanto, nada de passeios e adeus pôr-do-sol. Nessas situações, o jeito é não ficar emburrado e tentar fazer o passeio valer de outras formas. Sabe aquela filosofia de ver o copo "meio cheio" e não "meio vazio"? Sou especialista nisso, portanto curti os amigos, conheci pessoas novas (muito queridas, por sinal), explorei o circuito gastronômico... mas a experiência ficou muito aquém do que poderia ter sido.

No domingo, o tempo continuou horroroso e minha volta estava marcada para as 14h45. Mas cheguei ao aeroporto e encontrei uma situação desoladora: devido ao mau tempo, não havia teto para decolagens e pousos, portanto todos os vôos estavam sendo cancelados. Claro que não recebi a notícia mastigadinha assim, pois a TAM mais uma vez cagou para os passageiros. Era preciso se debater em meio à multidão de milhares de pessoas que superlotava o saguão, correr atrás de informações desencontradas, para saber o que estava acontecendo.

Depois de quase três horas de fila (junto com todos os outros passageiros do mundo, já que ninguém voou naquele dia), consegui remarcar minha volta para as 9h50 de hoje. Dei meia-volta, o tempo continuou feio no resto do dia e hoje amanheceu ainda pior. Ou seja, cheguei no aeroporto e encontrei a mesma cena: filas absurdas, pessoas dormindo pelo chão e vôos novamente cancelados. Como se acumularam os passageiros de domingo e segunda, a situação ficou ainda mais crítica do que na véspera, a massa estressada começou a dar bafão na porta da Infraero... e eu só consegui, com muito custo, marcar a volta para as 14h40 de amanhã. O jeito foi respirar fundo e voltar a encarar esta cidade, que com o passar dos dias e a continuidade das chuvas vai ficando aborrecida, enquanto minhas pendências e meu chefe aguardam a minha volta a São Paulo (que, dizem, está ensolarada como Ipanema).

Claro que esse fim-de-semana teve coisas boas e momentos agradáveis. Serei justo: a cidade tem predicados sim, e merece um miniguia ou um sobe-e-desce aqui no blog. Mas primeiro eu preciso esperar esse bode passar. Neste momento, não quero mais nem ouvir falar em Porto Alegre!

20 comentários:

Anônimo disse...

POIS UM AMIGO MEU DE PORTO ALEGRE PASSOU O FIM DE SEMANA COMIGO E VOLTARIA HOJE PARA LÁ, MAS NÃO PÔDE PELO FATO DE O AEROPORTO ESTAR FECHADO. DECIDIU IR PRA CURITIBA, VISITAR OUTRA AMIGA, JÁ QUE ELE ESTÁ TRANQÜILO, EM FÉRIAS. MAS PORTO ALEGRE VALE UM RETORNO, É MUITA LINDA A CIDADE, O PÔR-DO-SOL NO CAIS OU EM IPANEMA (BAIRRO ÀS MARGENS DO GUAÍBA), PASSEAR E COMER NA PADRE CHAGAS, VER OS BELOS PELA REDENÇÃO... EU CURTI POA MUITO MAIS QUE O RIO, ME IDENTIFICO MAIS.

Gurizão disse...

Ahhhhhhhhhhhhhh tadeenho! :)
Ngm mandou vc dizer que seriam apenas 48 horas! Ngm fica só 48 horas em Porto Alegre.

Quero ver os predicados depois.

Bjokas.

Discípulo disse...

E eu tentando falar com vc!.... Tomara que o tempo abra! Bjus Cris

Daniel Cassus disse...

qdo voltar, dá uma passadinha no juizado especial cível de congonhas. Reclame, principalmente, do seu vôo de ida pq eles estão completamente errados.
eu trabalhava nesse mesmo serviço do aeroporto santos-dumont aqui no Rio.

Antonio disse...

Que azar heim!!!
POA realmente é demais, e olha quando estive lá também peguei chuva...
Sampa estava demais...pelo menos a Dedge tava!..
hahahah
Abraaaço!

Anônimo disse...

....NUNCA RI TANTO......UOMINI...TERIA IDO PRO BANHEIRO DO AEROPORTO E FEITO MUITA PUTARIA.....MAS VOCE ....JAMAIS....KKKKKKK....DESCULPA MAS FOI UM TERRIR.......

Anônimo disse...

Que pena! Adoro POA, vou para lá semana que vem. Vou a trabalho, mas acho que poderei aproveitar pelo menos o Gasômetro e a Padre Chagas. Excluindo os taxistas, - os mais grossos que já vi na Terra Brasilis - o resto é muito bom. Dá última vez, dei uma volta de barco no Guaíba e vi o pôr-do-sol. Concordo com você, é uma experiência única. Só não foi mais lindo pois eu não estava acompanhado. Quem sabe agora. Aliás, espero aproveitar algo da cena noturna também.

Unknown disse...

Verdade. Ao Voltar para o Rio e consultar o painel da Infraero, os voos de e para POA estavam cancelados...O que consequentemente, afetou o MEU vôo. Cancelaram, sem motivo aparente.

Mas vc sabe, como é ponte-aérea, né!? É pior que lotação, tem uma atrás da outra.. hehehehe Fui remarcado para outra bem pertinho... 10 min. de diferença.

Sem stresses, volte logo!!!

Abração!

Mogli disse...

HAhaha. Ontem eu estava no Gourmet, converasando com um gaúcho que estava preso em SP por causa do mau tempo. Fui fazer uma piadinha, dizendo que, como eu, todos os gaúchos são, um pouco caipiras, quando percebi pelas objeções que estava cercado por outros quatro gaúchos, todos amargando o mesmo problema que você. Me solidarizo

Anônimo disse...

Ai, pânico dessas companhias aéreas! Tudo bem que você comprou a passagem na promoçao, mas mesmo comprando com a tarifa cheia a gente passa pelos mesmos problemas. Eles cagam, nao estao nem aí, sabem que o povo precisa voar e que afinal vao voltar a comprar a passagem deles. Uma vez me dei ao trabalho de mandar um e-mail para o serviço de atendimento reclamando de um problema. Eles responderam para você? Pois é, para mim também nao. Nem um pedido de desculpas sequer. Mas concordo com o comentário aí de cima: sapeque uma açao no juizado neles! Até porque, você como advogado sabe, o ônus de provar que eles te avisaram da antecipaçao ou de que você nao chegou a tempo é todo deles...

Alexandre Lucas disse...

Thy, conta mais estas histórias de sucesso e know-how de tratamento de clientes para o Ludo, todo empolgado com promoção da TAM neste post do blog dele... Vou mandar é ele pro Rehab ;)

Anônimo disse...

Desculpe por entrar no seu blog e ainda fazer comentários alheios, mais não tem como evitar essa minha atitude...
Gostei muito do seu blog, e referente à companhia areia, isso tudo acontece, pois é uma empresa Brasileira, não somente ela como outras no mercado. Isso não acontece em uma empresa multi... Acho que a referida empresa poderia pelo menos dar mais atenção aos seus clientes, uma vez que, o nome dela é atrelado ao serviço que ela presta! Já entrou em contato com a TAM e fez sua reclamação pelo atendimento ao cliente?

Gui disse...

Avião é muito bom, mas quando da uma merda...fode tudo!

E falar de Porto Alegre pra que? Seus pensamentos agora estarão em outros lugares...rs

Lindinalva Zborowska disse...

Qué cafuné? Ai passa esse bode todo!!
Um beijo e me liga!!

Gustavo Miranda disse...

nessas horas, apelo a uma frase de uma professora: "tem dias que de noite é foda".
Beijo!

André Mans disse...

nem é culpa da cidade
pois são paulo estava igualzinho na sexta-feira, atrasos e mais atrasos

Paulo disse...

E aí, Thiago! Já se recuperou da volta de Porto Alegre?


abraço!

Lips-K disse...

Mas menino!!! As TVs se cansando de anunciar que tinha uma tempestasde-ciclone sei lá o quê chegando em SC e RS???
Não dava pra esperar céu limpo!!

Mas a Tam caga tudo mesmo. sempre

Gui Sillva disse...

Ahhhhhhh essas cias aéreas!
...bom talvez esse seja um pretexto (claro...após a "fúria" passar) para voltar a Porto.

beijo, moço!

Anônimo disse...

Paulista sujo e favelado, vaza então. Por favor, por favor mesmo!, nao volte a porto alegre. Sério, a gente já nem gosta de quem não é do Sul, e é bom que isso fique bastante claro.
Você falou tanta merda nesses posts cretinos, que eu fiquei torcendo pra que sua visita aqui fosse pior ainda.
Porto Alegre, Curita e Floripa sao as 3 melhores cidades desse projeto de país.
A gente se cansa desse povo retirante de Sao Paulo, Rio de Janeiro e esses outros buracos brasileiros na nossa cidade.
Seja sequestrado ai em "Sampa".