segunda-feira, 30 de março de 2009

Aos candangos, com carinho

De uns anos para cá, depois de fazer algumas viagens internacionais e saciar minhas curiosidades mais imediatas e óbvias, vi despertar em mim uma vontade de conhecer melhor o meu próprio país. Visitar outros lugares, ouvir sotaques diferentes, assistir a novos pores-de-sol, fazer mais amizades. Urbanóide por natureza, tenho um interesse especial pelas capitais: ver como os bairros se distribuem, os nomes e traçados das ruas, as linhas de ônibus, o mapa do metrô, os parques, os espaços de lazer, a arquitetura, os mirantes com vista panorâmica, as roupas e a comida. E comparar as cidades entre si, um povo com o outro, voltar para casa e constatar que meu conhecimento do Brasil já é um pouco menos estreito do que antes.

Brasília era uma falta imperdoável no meu currículo. Uma cidade totalmente sui generis, com seu planejamento urbano em superquadras, subvertendo todos os nossos conceitos tradicionais. Além de ser a capital federal, que protagoniza os acontecimentos políticos, as decisões importantes. A gente vê imagens do Congresso e do Palácio do Planalto pela tevê, lê na Folha sobre o ministério disso e daquilo, e não tem muita noção de como isso é ao vivo. Se é grande, imponente, ou menor do que imagina. Uma cidade "em forma de avião"?! Como será isso? Como será o tal parque em que a Mônica chegou de moto e o Eduardo, de camelo?

Tive pouco menos de 48 horas. E a bruxa da chuva, que já tinha me perseguido em Porto Alegre e Vitória, deu o ar da graça novamente. Mesmo assim, acho que consegui absorver bastante informação e tive uma idéia bem razoável de como é a cidade. Mas minhas impressões sobre ela ficarão para o próximo post, amanhã. Este texto, escrevo para os candangos, amigos novos e antigos, que me receberam tão bem. Tiveram paciência para mostrar a cidade e dar explicações. Apresentaram seus amigos e fizeram eu me sentir acolhido. Foram parceiros de passeios, de mesa e de pista. Mostraram que meu blog era mais conhecido e lido do que eu pensava. Me deram carona em todos os momentos em que eu precisei. Importaram-se comigo e fizeram o possível para que eu aproveitasse tudo. A Clerton, Stan, André Manoel e Fernando, Daniel, Gustavo, Marco Antônio, Beto, Tiago, Humberto e Alexandre, Pedro e Thales, Simone, Caio do Cerrado Eletrônico, Lili, João, Paulo Augusto, deixo aqui meu muito obrigado pelo carinho e pela receptividade. Quando vierem para São Paulo, podem contar comigo.

7 comentários:

Daniel Kandango disse...

Thi,
foi um enorme prazer recebê-lo e compartilhar da sua companhia e aprender um pouco contigo também! Pena que a chuva atrapalhou um pouco, mas venha sempre que quiser a Brasilia! Nos vemos em Sampa esse fds agora!

Grande abraço,
Dan

Estefanio disse...

Adoooro Simone e Caio do Cerrado, agora fala c nao eh irritante a organização espacial de Bsb?
Tudo sepoarado por setores, tem até setor de moteis!

Tiago disse...

O prazer foi nosso em tê-lo aqui em Brasília. Volte mais vezes (de preferência quando eu não estiver de plantão! ;-)

Fabiano (LicoSp) disse...

otimo conhecermos novos locais né... e incrivel como dentro do nosso pais há uma grande mistura de culturas.

E o melhor conhecer um lugar novo ao lado de amigos.

abs

Discípulo disse...

Ansioso pelo post com suas impressões! ;-)

Leandro disse...

olha, eu adoraria (mesmo) ter ao menos um finalzinho de semana pra te fazer companhia nessa empreitada de desbravar brasília! Mas, como já te falei, ficou difícil, essa máfia de concursos consome a gente! :)

De qualquer forma, espero que o mínimo que te falei tenha contribuido de alguma forma... E se o pôr-do-sol na ermida não rolou, espero que da próxima eu tenha a decência de te levar pra ver! beijo grande! Leandro

Marco Antonio disse...

Só li agora os posts, e vou repetir o que o Tiago disse: o prazer foi nosso! Espero que você tenha aproveitado o suficiente pra querer voltar mais vezes. Um abraço!