segunda-feira, 16 de junho de 2008

Te dou um espelho em casa?

O blog Te Dou Um Dado? chegou de mansinho, tornou-se cult entre meia dúzia e, em pouco tempo, já era hit absoluto na blogosfera. Sua especialidade é explorar e satirizar o lado mais grotesco das celebridades, semicelebridades e pseudocelebridades (quanto mais "segunda classe", melhor). Não é tarefa difícil: em geral, essas "pessoas públicas" praticamente gongam a si mesmas o tempo todo, sempre errando em suas aparições na mídia. Os meninos do TDUD?, por sua vez, não perdoam nada: uma roupa infeliz, um pneuzinho saltado, uma declaração infame, um vexame público, tudo vira piada no blog, em comentários ferinos que vão direto ao ponto, com a precisão de um bom corte de sashimi. Quando acertam a mão (o que nem sempre acontece, é verdade), só não conseguem ser mais engraçados que o saudoso Papel Pobre.

Na semana passada, os autores do blog, Didi e Polly, foram convidados pelo site da Erika Palomino para ferver no Fashion Rio. Lá dentro, eles se engraçaram com Helen Pomposelli, consultora de moda do site Ego e, na brincadeira, os três analisaram seus looks reciprocamente. A foto dos blogueiros saiu na coluna de Helen e - surprise, surprise - a imagem real deles é beeeem diferente do que sugerem as maquiadas fotos que ilustram o rodapé do TDUD?. Didi e Polly, sempre tão implacáveis com as imperfeições e escorregões alheios, são bastante... "gongáveis", para dizer o mínimo (acessem os links e tirem suas próprias conclusões).

A reação do público foi imediata: em apenas 24 horas, a coluna de Helen recebeu 152 comentários (e fechou o espaço para novas mensagens). A maioria caiu de pau em cima dos dois, mostrando-se supresa e desiludida e afirmando que eles não tinham autoridade nenhuma para chochar quem quer que fosse. Mas também não faltaram fãs incondicionais que defenderam os blogueiros, sustentando que sua inteligência, talento e bom humor são mais importantes e independem da aparência deles.

Todos sabem que o mundo virtual dá espaço para cada um ser e parecer o que quiser. Vem daí o apelo do Second Life (aquele passatempo de nerd que está fazendo tão pouco barulho quanto eu esperava). Entre os blogueiros, alguns não resistem à tentação de vender o próprio peixe, projetando em suas personas virtuais atributos que não possuem na vida real. Vem à minha memória um antigo blogueiro que sempre fez questão de posar de descolado, übercool e comedor (insegurança?), mas que na real não tem nenhum predicado que o faça se sobressair na multidão. Ou o fenômeno Barbie Baiana, que gerou furor e tititi, expôs podres e destruiu reputações de beeshas pheenas e poderousas - ela nunca teve sua identidade confirmada, mas, se for quem as pessoas apontam à boca miúda, só rindo para não chorar mesmo.

Voltando ao bafo do TDUD?, o blog pode não ser brilhante, mas verdade seja dita: boa parte dos comentários que gongaram Polly e Didi reproduziu o mesmo estilo ácido e mordaz que eles dispensam às suas vítimas, numa incontestável prova do poder de influência dois dois. Sinal de que o blog deles deixou sua marca e fez escola, criando uma legião de seguidores e imitadores virtuais.

30 comentários:

Vítor disse...

Eu acho o humor deles muito manjado, sinceramente. Conheço muita gente mais original e espirituosa.

A sugestão para tornar a coisa mais interessante seria gongar o próprio site EP e suas loucurinhas, já que não faltam motivos para isso, né? "Literalmente", diriam alguns. :P

Bjs!

Gui disse...

Eu gosto do blog. Até acho que no inicio era um humor facil, mas ta cada dia mais divertido.

Mas, na boa, nao entendo a surpresa do povo: o Didi ja cansou de aparecer na MTV, fora que todos tem orkut e afins. Devem ser os mesmos desavisados que se surpreenderam com a "revelação" da identidade de Katylene Bismarck.

Eu, hein...

Too-Tsie disse...

Eu penso como o Gui, no começo eu também achei um humor fácil, quase um kibe loco (ui aí ofendi mesmo).
Mas eles tão ficando bons com o tempo. Também não foi surpresa pra mim a real identidade dos blogueiros, gente como a gente.

Desenterrou a barbie baiana hein? Eu gostava bastante também do pato, e gotas de luxo caíram do céu...

Clebs disse...

Foi bem aquela coisa de "feitiço contra o feiticeiro", certo?

E é por essas e outras razões que eu AMO a internet.

Bem provável que o seu teclado seja o mesmo que o meu teclado e o teclado do outro... Só muda o o conteúdo, de resto qualquer um é o que quer.

O blog é um passatempo engraçado!

Celso disse...

Eu não dei bola no começo, mas o TDUD? é muito bom!
O Papel Pobre era (ainda) mais engraçado porque pegava muito pesado.
(E o povo ama desgraça alheia)
Mas o TDUD? é mais inteligente e tem sacadas geniais.
Até tenho vontade de pegar o Didi ;)

Mogli disse...

Ao contrário do Celso, não tenho a menor vontade de pegar ninguém lá, mas nem por isso deixo de conferir quase diariamente o blog. Na verdade, eu mesmo blogo há muito pouco tempo e, embora meu estilo seja bastante distinto do TDUD?, eles foram provavelmente a maior influência para eu ter, hoje, o meu próprio blog.

o que importa é dar risada, e eles são ótimos nisso!

MARCUS disse...

O TE DOU UM DADO É ENGRAÇADINHO, NAS POUCAS VEZES EM QUE ENTREI CURTI. MAS ELES DEVEM SABER QUE SE GONGAM OS OUTROS, ESTÃO AÍ PARA SEREM GONGADOS TAMBÉM. E QUEM NÃO ESTÁ? E QUEM NÃO CHOCHA OS OUTROS? ACHO QUE ELES LEVARAM NA BOA. AGORA, QUE NET É PARAÍSO DE FRUSTRADO, ISSO É MESMO. SECOND LIFE ME RECUSEI A TOMAR COMHECIMENTO, ACHEI DEMAIS. MUITO MATRIX.

Leo Lazzini disse...

ahhh cara, eu curti a foto dos dois. tipo, nenhum eh bonitao nao mas eles sao ajeitadinhos.

o site tb ehmuito bacana e tem muito credito.

e suas criticas tao cada vez melhores ;)

Antonio disse...

Não me surpreendi e nem acho que isso tão relevante...mesmo porq em nenhum momento eles chocham (xoxam??) as celebs comparando com eles próprios...e sim nos seus próprios deslizes!
Agora que eles são espirituosos e beeeem inteligentes isso sim!
(O título do post ta incrível!)..hahaha

:)

Anônimo disse...

Thiago, vc se esqueceu do melhor exemplo ativo da realidade:

Lindinalva!

Esse post serve exatamente para ela, basta trocar as palavras : "TDUD?" por "blog da lindinalva"

E "lindinalva" por "Henrique" que dá na mesma, sem por nem tirar.

Pq vc não escreveu dela ao citar a barbie baiana?

Aliás, fica um dúvida, vc e ela brigaram ? Pq ele tirou o link do seu blog dos "links babadex" do blog dele?

Jack disse...

Realmente, quem julgou os dois pela sua aparência só reproduziu o mesmo tipo de comentário que aquele blog faz. Gostava de ler o blog, realmente há comentários inteligentes, mas parei de ler depois que comecei a ler muitos posts preconceituosos. Sem querer ser politicamente-chato-correto, uma coisa é gongar pseudocelebridades pelas merdas que eles fazem e falam, outra coisa é fazer piada com características físicas ou com a desgraça alheia.

Gui disse...

Nossa, o Tootsie lembrou do Pato.
Alguem sabe que fim levou a bee carioca que foi pra Portugal?

Fez parte da minha vida pré-jogação.

uomini disse...

Mas essa é a graça do blogsfera: ir além das aparências! Sejam elas "boas" ou "más"... Afinal, não acho que uma página possa ser um retrato fiel do(s) seu(s)blogueiro(s)! Eu não conheço nenhum que (de perto) seja exatamente o que escreve! Vc conhece? ;-) Bjus

Te Dou Um Dado? disse...

Cara, postaram isso na comunidade do tdud e eu gostei do seu texto, super bem escrito sem cair no feio-bobo-chato.

o grande lance disso tudo, é que, se eu me esforçar bastante, dá quase para levar esses comentários como elogio. porque pelo que eu entendi, não fosse pelos meus quilos a mais, eu seria o ser humano perfeito, livre para gongar quem eu bem entendesse.

é óbvio que a gente não é perfeito, nunca escrevemos na base do sua inveja faz minha fama/antes de me criticar tente me superar, então realmente não entendo a comoção.

quanto as nossas fotos do blog estarem mega produzidas e photoshopadas, isso é tão óbvio que não faz nem sentido comentar.

queriam o que? que eu pegasse a minha foto descabelada 3x4 do meu RG? todo mundo quer sempre colocar sua melhor foto e conhece seu melhor ângulo, então sei nem onde tá a surpresa. nego age como se a gente tivesse ido no site da elite models e escolhido os melhores para colocar no nosso lugar e agora fomos desmascarados.

Fabianny disse...

Suerpresa, que surpresa?

Seu post está bom, bem escrito. No entanto você pecou por não ter pesquisado bem o assunto sobre o qual decidiu escrever. Isso seria a primeira coisa que você deveria saber. Para a maioria dos leitores do TDUD? a foto postada no site da EP não trouxe nenhuma surpresa. Na verdade, a maioria absoluta daqueles comentários é de não-leitores, ou pessoas que não simpatizam com o blog ou seus escritores.

Fora essa incoerência, seu post foi regular.

Lele disse...

agora eu fiquei com medo. será que se a helen pomposelli me pegar na SPFW vão descobrir que eu sou loira e me chamo alessandra?

"terceiro elemento do TDUD? é des-mas-ca-ra-do"

mas explica isso aí. quer dizer que pra falar de gordo você precisa ser magro, pra falar de loiro vc precisa ser moreno e pra falar de veado vc precisa ser hétero?

MaRi disse...

Eu acho o TDUD? super criativo.Ele ocupa meu tempo desocupado na net,e eu me divirto muuuito com os comentários sarcásticos da galera da redação.
E mais: quilinhos a mais ou não, eu acho a Polly linda.
E inclusive quem se importa se eles são "gongáveis" ou não?São bons escritores e tem um senso de humor fantástico.Precisa mais?

teodoro disse...

tenho gostado cada dia mais do TDUD? eles realmente acertam no alvo, mais o fato deles não serem exemplos de perfeição fisica não impede que eles façam comentarios ácidos de celebridades e famosos, se percebe claramente que o bom humor misturado com uma boa dose de ironia e irreverência faz com que o blog seja tão popular ... concordo plenamente com nosso(a) amigo(a) acima quando disse: "quer dizer que pra falar de gordo você precisa ser magro, pra falar de loiro vc precisa ser moreno e pra falar de veado vc precisa ser hétero???!!

teodoro disse...

ah e esqueci .. inveja é muito feio sabia?!!

Estefanio disse...

Noffa, maior concentração de gente afetada por pixel²
Parece até leitores do kibe loko(siga o mestre)
Enfim, nao vejo motivo pra tanto esporro, o blog merece todos os méritos, quem acompanhou do começo, sabe bem a evolução e mudança que eles tiveram.
Agora bom mesmo o post q eles fizeram dizendo do truque dos gordinhos de cortar a foto e so deixa as partes q te favorece incluindo a Polly, q eu achei uma fofa na entrevista do gema, isso eh mostrar ter otimo senso de humor e saber se aproveitar de tudo sem se afetar com nada.
yo go guys!

introspective disse...

Que furor uterino é esse, gente? Eu gosto do TDUD, leio sempre, eles estão nos meus links há um tempão e os meus elogios a eles foram bastante claros no começo do texto. Portanto, não precisam vir aqui defender a honra dos miguxos.

Só acho que essa história da foto deles mostrou que eles são tão imperfeitos e criticáveis quanto as pessoas que eles passam o dia gongando. Uma simples constatação. Mas não que isso os desautorize a gongar os demais. Eu nunca disse isso. Essa é a opinião de algumas pessoas que comentaram na página da Helen, mas eu não a endosso no meu texto em momento algum.

Muito pelo contrário. Concordo plenamente com a Lele e o Teodoro que uma coisa não tem nada a ver com a outra, que eles não precisam ser top models para cutucar a aparência alheia, ou héteros para falar de gays, etc. etc. Só precisam ser espirituosos, rápidos, espertos, e nunca deixei de dar o devido reconhecimento aos méritos deles.

Por outro lado, eu também penso que quem se dedica a chochar os outros está se expondo a também ser chochado. Por isso, nem eles, nem os fãs deles podem achar ruim que os leitores da coluna tenham feito com eles exatamente o que eles fazem com as celebridades - em alguns casos, usando até o mesmo estilo ácido que eles usam.

Ronaldo disse...

arrasô!!!

Alexandre Lucas disse...

Muita sinceridade no ar...

Roderico disse...

O pessoal do TDUD escreve aquilo que muita gente pensa, mas não tem coragem de falar. E eles tem além da coragem um jeito especial de escrever, reescrever, ou contar da maneira deles uma notícia.
Sites de humor existem vários, mas o sucesso do TDUD esta na maneira em que as notícias são contadas, e como eles fazem facilmente "piada" de qualquer tipo de notícia. Você pode ler uma mesma notícia em 10 sites diferentes, mas só no TDUD ela fica realmente interessante e divertida (6).

Fabianny disse...

Reafirmando: não vi realmente no seu post nada sobre alguém precisar ser perfeito para poder criticar outras pessoas.

Você só viajou no fato da foto deles ser uma surpresa para os leitores do TDUD?. Seu texto meio que se sustenda nessa afirmação. Nisso você está incorreto. Não foi surpresa. Um pouco de pesquisa sobre o tema evitaria esse equívoco.

introspective disse...

Prezada Fabianny: então você realmente acha que eu deveria ter feito uma "pesquisa aprofundada sobre o tema"? (Nossa, olha a seriedade do assunto!) Ou talvez feito um censo virtual entre os comentaristas da coluna da Helen, para ver quem era ou não era leitor assíduo? Ou ainda aderido à comunidade do TDUD no Orkut e feito uma enquete, perguntando quem ficou e quem não ficou surpreso com a foto (já que o blog TDUD não é aberto a comentários)? Vc só pode estar de brincadeira, né? Ah, tá.

Anônimo disse...

Me aponta um blogueiro bonito (a), Thy. Isso não existe... São pessoas recalcadas que se acham inteligentes o sufiente pra escrever (copiar/colar) um bando de babozeira. Mas no frigir dos ovos são tudos "cheqiado"... Mas vale à pena acreditar

Anônimo disse...

3 coisas boas pra se fazer numa cidade gelada.

comer no ak delicatessen, lugar com atmosfera impar, intimista, chic sem ser metido. comida deliciosa, criativa .uma viagem;boa pra se fazer no inverno.

assistir a o filme "longe dela".a vida como ela é. é? um filme cheio de entrelinhas , delicadezas ,lindo demais

assistir a peça"a alma imoral" um divã rapido com humor , competencia.uma porrada deliciosa.

Anônimo disse...

hasdf

Mans disse...

o didi me parece bem apetitoso
;P