segunda-feira, 20 de julho de 2009

Um espetáculo chamado Inhotim

As últimas duas semanas foram tomadas por viagens de trabalho e muita correria (daí a escassez de posts no blog). Meu primeiro compromisso foi no interior de Minas Gerais, mas dei um jeito de esticar até Belo Horizonte, e finalmente pude conferir uma incrível atração que tinha ficado de fora da minha visita em abril: o Inhotim.

Mais do que um simples museu, trata-se de um centro de arte contemporânea, instalado em uma reserva ambiental, na cidade de Brumadinho (a 1 hora de carro da capital). Espalhados pelo parque, dez pavilhões abrigam obras de diversos tipos, incluindo algumas instalações interativas, que despertam os sentidos e mostram que a criatividade do homem não tem limites. Como se não bastasse, o próprio projeto paisagístico do espaço é uma atração à parte. Dá para passar o dia ali, curtindo o visual do lugar, entre uma galeria e outra. Um belo restaurante, com bufê caprichado, dá o arremate em um programa simplesmente perfeito.

Saí de lá deslumbrado, sem entender como uma maravilha dessas não tem divulgação maciça no Brasil e no Exterior. Tenho certeza de que não existe no mundo nada parecido com o Inhotim - essa combinação entre arte, arquitetura e natureza é única. Recomendo a todos, sem restrições. Até o vídeo institucional do museu é bacana.

14 comentários:

Unknown disse...

é lindo mesmo. mas, vejo propaganda direto do inhotim na televisão e é tv aberta!

TONY GOES disse...

Sim, este vídeo está passando como comercial na TV, numa versão de 30". Mas nnao esclarece muita coisa: o locutor fala apenas "Inhotim. Impressionante." e mais nada. Quem não sabe do que se trata continua não sabendo. Como arte, é lindo. Como propaganda, nnao cumpre os objetivos.

Anônimo disse...

Creio que este Orgulho Mineiro é mais conhecido fora!! Tomei conhecimento em uma reportagem da CNN.

beto disse...

não conheço o lugar, aliás mal conheço BH.
tb achei o vídeo ineficaz.
se não estivesse acompanhado do seu texto, não teria a menor idéia do que é inhotim.
parece aquelas coisas feitas na base do "quero ganhar prêmio de publicidade e foda-se o cliente e seus objetivos".

Anônimo disse...

Esse papo paralelo aqui me fez lembrar das primeiras propagandas do Beto Carrero. Eram assim também, ninguem sabia que raio era aquilo. O propósito parece ser no princípio só mesmo aguçar a curiosidade das pessoas. E a propaganda tá bem bacana! E tem que estar mesmo pois afinal, para baixar la no interior de Minas tem que ter muitaaaaa curiosidade, dinheiro e tempo free! Fala sério! Se bem que tenho um amigo gaucho que foi nesse parque com o peguete mineiro amou e quer voltar com a familia, os amigos, as colegas... Ele simplesmente apaixonou pelo lugar e pela comida dos restaurantes de lá. Uma hora vou lá conferir, alguma carona?
Cláudio

Marco de BH disse...

THIAGO,

DISCORDO DA MAIORIA EM RELAÇÃO À PROPAGANDA, ACHO QUE ELA É OTIMA, MUITO BEM FEITA, BONITA!!

É QUE REALMENTE A MENSAGEM É SÓ UMA:

"ACORDEM!"

"VOCÊS NÃO SABEM O QUE ESTÃO PERDENDO!"

E (NO FINAL) QUEM QUISER SABER MAIS QUE ACESSE O SITE:

WWW.INHOTIM.ORG.BR

A PROPAGANDA ME PARECE EFICIENTE PARA A CLIENTELA QUE ELES QUEREM ATINGIR!

AGORA O SITE NÃO TRAZ 1/10 DO QUE É REALMENTE O INHOTIM AO VIVO E A CORES, DE SUA BELEZA E GRANDIOSIDADE. TALVEZ TAMBEM ISSO SEJA PROPOSITAL!

JÁ FUI DUAS VEZES E TAMBÉM RECOMENDO! É MESMO IMPRESSIONANTE (E EMOCIONANTE).

Thiago Lasco disse...

Eu tb acho que a função desse vídeo é muito mais de ser um teaser e causar expectativa do que propriamente informar e entregar o jogo.

Tiago disse...

Li uma matéria a respeito na revista Bravo, tem mais ou menos um ano. Também me interessei bastante por ir, mas tem que ser naquele esquema: de carro, com alguém disposto a te acompanhar...

Anônimo disse...

Concordo com o que disse o Marco logo acima, e se apressem em visitar este espaço! É surpreendedor!

Anônimo disse...

Também li sobre o lugar na Bravo. Deve ter sido uma experiência fantástica.

r5 disse...

esse vídeo é o máximo. quem fez?

concordo com a idéia de teaser. quer saber o q é, entre no site. e o vídeo já te deixa muito curioso e intrigado.

além disso, a pessoa pra ir pra inhotim tem q ter o mínimo de inciativa e muita curiosidade. o lugar não parece ser de tão fácil acesso.

preciso conhecer inhotim. e logo.

r5 disse...

"criado pela Filadélfia Comunicação e produzido pela Zeppelin Filmes"

estão de parabéns. eu eu nunca ouvi falar neles.

Leo Favre disse...

Estive em Inhotim recentemente e tive as mesmas impressões: não deve haver nenhum lugar parecido no mundo e é uma pena que não seja melhor divulgado.

As obras de arte são todas de primeira grandeza, tanto que há um "intercâmbio" entre a Tate Modern, em Londres, e Inhotim; como a instalação da Doris Salcedo, que veio de lá para ficar, e a obra "Desvio para o Vermelho", do Cildo Meireles, que foi mas volta.

O lugar já tem quatro anos de existência. O comercial de tevê veio só agora?

Moacir disse...

Thiago, fiquei com água na boca. Já sei que vou me apaixonar por Inhotim. Estou indo a BH semana que vem, mas não terei um dia inteiro livre, nem o final de semana pois vou numa segunda e volto na sexta. Alguma sugestão?