quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Piquenique do bem

Com tantos incidentes lamentáveis tendo como vítimas gays e lésbicas em todo o Brasil [como este, que me deixou absolutamente chocado e nem teve a repercussão merecida], a comunidade LGBT ainda tem pela frente um caminho longo, tortuoso e, às vezes, profundamente desanimador. Até conquistarmos o respeito, a visibilidade e os direitos civis que merecemos, ainda teremos que fazer muita passeata por aí [falando nisso, está marcada para as 15h do dia 19/2, sábado, a Marcha Contra a Homofobia, na Paulista, saindo da Praça do Ciclista e indo até o número 777, onde aconteceu o ataque da lâmpada].

Mas existem várias outras maneiras de dar o recado, que não passam pela militância gay tradicional. Em 2009, no projeto 30ideias, juntei alguns amigos e elaboramos algumas propostas viáveis - atitudes cotidianas, mas capazes de ajudar a fazer a diferença. No próximo sábado, dia 12/2, o Parque do Ibirapuera será palco de mais uma dessas iniciativas singelas e bacanas: um prosaico... piquenique. Articulando-se pelas redes sociais, gays, lésbicas, travestis, simpatizantes, derivados, adendos e complementos não vão trazer faixas e megafones, mas cestas e sacolas com comidas e bebidas, talvez um violão, e passar uma tarde agradável tomando sol, conversando e se divertindo. Simples assim. Como é que ninguém havia pensado nisso antes?

Por trás de uma ideia tão pacífica e inofensiva, o Piquenique pelo Mesmo Amor quer dar à sociedade um recado tão básico quanto sério: o de que todo casal e toda família compartilham o mesmo amor e merecem o mesmo respeito e os mesmos direitos. Gente comum, afinal. Essa ideia simpática irá acontecer, simultaneamente, em São Paulo, no Rio de Janeiro (na Quinta da Boa Vista, "na mesa de pedra que fica perto do lago e do coreto"), em Belo Horizonte (no Parque Ecológico da Pampulha), e também em Los Angeles (EUA), Bogotá (Colômbia), Assunção (Paraguai), Montevidéu (Uruguai) e dezesseis cidades argentinas. Por aqui, já tem gente dizendo que vai levar jogos de tabuleiro, bolas e até bumerangue. Se São Pedro não flopar, tem tudo para ser uma maravilha. O piquenique no Ibira vai rolar na Praça da Paz (nada mais apropriado!), ao lado de alguma árvore bem grande, das 15 às 18 horas.

14 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

Em BH será no sábado às 15 horas na Lagoa da Pampulha ...

bjux

;-)

S.A.M disse...

Bacana, eu gosto quando tu repassa essas dicas bacanas aqui.

Tentarei estar lá.

Grande abraço!

Fábio Carvalho disse...

"O encontro começa às 15h, na Quinta da Boa Vista, na mesa de pedra que fica perto do lago e do coreto, não tem como errar."
segundo:
http://www.lgbt.com.br/noticias/rio-de-janeiro-tambem-realiza-piquenique-gay-no-dia-12/
bjos!

Wans disse...

Bacaníssimo! Não só pela oportunidade de estar lutando por algo, mas para conhecer toda essa galera blogayra e twiteira.

bjão, gato.

Daniel Cassus disse...

Que tudo! A Quinta da Boa Vista é cenário perfeito para piqueniques. Vou procurar me informar.

Rafa disse...

Que legal essa iniciativa! Vou me informar sobre o daqui do Rio e participar...

Bj

Anônimo disse...

Thiago LASCO:
ótima ideia a do piquenique no Ibira! Atitudes simples, singelas q resolvem! Além da chance de se conhecer pessoas interessantes e de boa cabeça!
Vou tentar estar lá!
bjs
Maurício
Mellone

Tomás Floris disse...

Legal Thiago! Obrigado pelo texto! Vai ser um sucesso!

Anônimo disse...

Iniciativa maravilhosa, meu caro!! Eu estaria presente se estivesse no brasil. As coisas devem ser resolvidas em paz. Mostremos q somos diferentes!!!

Anônimo disse...

Adorei a idéia. Genial. Voce alem de jornalita foi feito para ser noticia. E das boas. Sucesso no picnic!
Beijos da Cam

Dêco disse...

Eu saio do brasil e acontecem coisas boas como estas - refiro-me a pequinique.
Fico feliz.
Bjs

wair de paula disse...

Thiago , não sabia e vou divulgar isto para o maior número de pessoas possível. Abs & quem sabe a gente se vê lá!

Paulo disse...

Fiquei puto, estava correndo no Ibirapuera, fui embora dali dez minutos antes desse piquenique! Se soubesse, teria ficado...

Bom, no próximo eu to lá, com certeza!

Tiago Furtado disse...

Bons textos passa no meu :)