domingo, 23 de novembro de 2008

Depois de dar dicas, chegou a hora de pedi-las

Estou indo para Vitória na semana que vem, a trabalho. Ficarei por lá de quinta a domingo. Não conheço a cidade e, na minha coleção antiga de revistas de turismo, não existe uma única reportagem sobre a capital capixaba. Sei que poderei contar com o auxílio de um amigo blogueiro, mas não quero abusar da gentileza dele. Por isso, se vocês tiverem alguma dica para me dar (comidinhas, passeios, fervos etc.), será muito bem-vinda. Se meus dias forem proveitosos, quem sabe eu não me anime a postar um mini-guia aqui quando voltar...

22 comentários:

Unknown disse...

Morei em Vix por um ano, mas eu era muito criança para arriscar dar qualquer dica que você iria considerar, isso o Gui, certamente, pode esclarecer nos dias de hoje.

O que lembro é do Chez Michou que fica Praia do Canto, a creperie que também tem em Búzios e outros lugares sempre é point de descolados, não sei se ainda existe. Lembro que o Vitória Shopping tem uma vista incrível da enseada e que as melhores praias ficam em... Vila Velha, a Niterói capixaba e depois da terceira ponte, tente a Praia da Costa, para não ir muito longe. São passeios interessantes, uma vez que Vix não é muito grande.

Aproveite para comer os pratos da região...existem pratos com peixe que só são perfeitos lá...ou vc nunca ouviu falar de muqueca capixaba?

De tudo, aproveite o por do sol, eu sei que você gosta.

Antonio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Antonio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Verdade.. essa fábrica da Garoto era a minha perdição infantil, eu ganhava toneladas de chocolate do meu pai, que tinha a "conta" da empresa.

O convento da Penha não é em Vila Velha?? A vista é incrível mesmo...Dá para ver toda Vix.

Alexandre Lucas disse...

Pediu pro blogayro mais GENTE FINA =)

TONY GOES disse...

Só estive em Vitória uma vez, como jurado de um festival de propaganda. A grade atração turística da cidade é mesmo o Convento da Penha, que fica na vizinha Vila Velha, e o caminho para lá é espetacular, pro causa da imensa e cinematográfica ponte.

Anônimo disse...

ACHO QUE NÃO DARÁ TEMPO, MAS TEM PRAIAS BACANAS EM GUARAPARI, A 64 KM DE VITÓRIA, A "BÚZIOS" DO ES, COM UM POVO MAIS BACANA. A DE ENSEADA AZUL É BONITA E BOA PARA MERGULHO, POIS TEM UM NAVIO AFUNDADO LÁ. A DOS PADRES É LEGAL TAMBÉM. DE VITÓRIA E VILA VELHA ACHO QUE JÁ FALARAM TUDO. BOA VIAGEM. E FALANDO SOBRE SUA IDA A BUENOS AIRES, COMO EU GOSTARIA DE DANÇAR AO SOM DE STEVE LAWLER!!!

Daniel Cassus disse...

Se Guarapari ficar longe para vc, vá à vizinha Vila Velha. cidade liiiiinda

Anônimo disse...

Conheça o parque da Pedra da Cebola, se quiser fazer uma corrida ou caminhada. O parque é algo primeiro mundo e fica na Mata da Praia (um bairro).
A praia de Camburi é interessante porque é bem grande, mas nada de entrar na água. Prefira Praia da COsta ou Itaparica, que ficam em Vila Velha. (Procure por Beverly Hills, uma subregião da praia da Costa)
A Lama é um conjunto de barzinhos onde a população gay se reúne. Ultimamente, Lama = Bar Abertura, que é o único barzinho/boteco que vale um pouco a pena. Se quiser algo melhor, procure o Triângulo. Só tem gente bonita.
Procure saber onde fica a Sfiheria, é uma esquina com esfiha deliciosa e super barata.
A vista do Convento da Penha é bastante interessante também. Suba, se possível.
Procure o bar CONTEMPORANEO, que fica na Enseada do Suá, perto do Shopping Vitória. É um reduto gay também e dizem ser o melhor.

Bom passeio em Vix!

Anônimo disse...

***Estréia***
Querido, a primeira coisa que tem que conhecer é o céu azul da cidade e isso tá dificil!!! Não pára de chover! Torço que traga o sol. De fato não vai dar pra ferver muito, mas a gente tenta! Essa semana tá rolando um festival de cinema aqui. Curtas e longas. De grátis! É o fervo do mês, e a festa no domingo é babado dos certos! Fujaaa do Contemporaneo, vive vazio e é vazio mesmo!!! A Move é uó, mas não terá outra opção se quer conhecer boate. A Rua da Lama (novos bares bombando lá) é o que há, sem chuva e principalmente na sexta no "aquecimento/concetração" pra Move. Vá a Vila Velha e cause, faço td q te recomendaram. De uma volta pelo Centro se tiver tempo e aprecie os navios passando bem de pertinho, assim como os carros, na avenida beira-mar (de dia). A cidade está com mil obras em todos os cantos e talvez isso te atrapalhe. Conheça o novo calçadão da praia de Camburi, um luxo!!! E por favor, qnd voltar faça um post gigante falando da minha cidade!!! Beijocas... se lembrar de mais eu volto aqui. e se quiser dicas Uomini Way of life, me avisa que te passo tb!!! hahahhahahahaha

Anônimo disse...

sorry, esqueci dos paragráfos!!!
ahhh, vá na Pastelaria e peça um combo! tem um pastelzinho de carneiro q é otimo (e nem leva azeitona)!

Thiago Lasco disse...

Uau! Dicas de Vitória bombando nos meus comments! Obrigadão, pessoal!!!

E Tchynna, pode fazer a libertchynna e me passar todo o mapa da mina, sem cortes! Provar dos sabores locais é parte da experiência de todo viajante que se preza...

Lips-K disse...

Quando conheci Vitória em 2007, gostei da Move. Não deve ter mudado muito. Mas era o esquema comum de boate que toca apenas tribal - se não gosta disso, não vai gostar da Move.

Anônimo disse...

Okey!Pediu e Tchynna conta td!!! (quase td)...

Bem, Vitória é uma cidade praiana, melhor ainda uma Ilha e se você percebeu todas as dicas culinárias tem a ver com o mar e o babado tb é certo a bord de la mer...hahha Eu conheci o Autorama em Sampa e te digo, a Praia de Camburi é 100 vezes melhor e sem os boys. Duas dicas certeiras na praia (que é bem grande).

Primeira: O Pier do Meio (fica perto da Move, entre os bairros de Mata da Praia e Jardim Camburi). Pegação das melhores, bomba depois que o sol se poe e vai até umas 21 horas (depois o movimento cai). O pier é mais uma referencia pq o babado é na areia do lado direito (para quem olha pro mar). É só ir andando como quem não quer nada e vc vai achar. O bom q é um exercicio otimo o de caminhar na areia. A vista é linda tb.

A segunda é na mesma praia só no final dela, beeeeeeem no final. Lá temos o "Final Feliz" ou "Happy End". É uma área também na praia com um diferencial de ter uma vegetação de restinga e castanheiras. É *a* pegação de Vix, basta olhar o chão e ver q pelo latex é beeem movimentado. Tem várias repartições e dá até para achar umas *suites*, a presidencial, eu não revelo onde é! Um pequeno riacho divide o local, o "lado de lá", ou seja, mais no final ainda é beeem mais privativo, mas bem mais ermo. Sempre, 24 horas, tem gente lá. O melhor horário é de manhã, surfistas, ou na metade final da tarde (happy hour), entre meio-dia e metade da tarde tb é tranquilo. Depois das 19h é uma guerra e se pegar coisa que preste segure. Rola umas mini surubas nos aposentos maiores.

Lembra um pouquinho o Aterro do Flamengo, masssss é muito mais intenso (apesar de a qualidade lá ser beeeeem melhor que aqui).

Importante!
- Um galera estranha aparece as vezes, então nada de levar o que possa ser levado!
- A polícia aparece, mas não faz nada. no máximo pode pedir a sua id. mas, é raro ela aparecer.
- Se tiver chovido pouco tempo antes, não vá.
- Tem comunidade no Orkut. "Praia Final Feliz".
- Se puder ir com um amigo é melhor, é só irem cada um pra um lado e se encontrarem "pra ver se tá tudo bem" na "recepção" - uma arvore logo na entrada. sempre tem bichas batendo papo lá.

é isso! Páro ou continuo?
(ahhh tem um quiosque Gay na Praia tb, Lu, o nome de lá. tem bandeira é uma graça e da de tudo um pouco)

Anônimo disse...

http://grupoviagem.uol.com.br/GRV_Materia.vxlpub?codMateria=729

Thiago Lasco disse...

Hahahahaha... Tchynna, vc é ótima!
Continua, claro!
Aliás, vc deveria ter um blog!

Anônimo disse...

E quem disse que não tenho???
fico o mistérrrrio.... hahhha Abafa!!! depois eu passo o link!

***Continuando...
Aqui em Vix tudo é em pequenas quantidades, isso geralmente não é legal, maaaaaaaas em algumas situações concentra o que é bom. Não é a toa que em Vix nunca funcionam duas boates decentes simultaneamente. Eu diria que hj não há nenhuma,hehe

Seguindo essa lógico, por só ter um Cinemão... Fica no Centro, em frente uma delegacia de polícia. Hj é um local limpo e até frequentavel. Mas, é questão de sorte mesmo, a frenquencia nem sempre é boa e é preciso assistir o filme e esperar um pouco. Já vi coisas sinistras lá dentro (deixa pro meu blog, haha). O nome é didático: Cinerotico! Av. Republica, Parque Moscoso. Só não fica até tarde que depois lá fica meio parado e as meninas começam a trabalhar.

No Shopping Vitória, tem os banheiros mais lindos do Brasil! haha Mas, apenas os da expansão ou Bay Side. São três enormes. O melhor é o no 2º piso perto da M.Office. Alguns faxineiros fazem visto muuuuito grossa. Melhor horário é o pos almoço até as 17h. Se for mais de um dia vai encontrar as mesmas pessoas. hahahha

Perto da Ponte da Ilha do Frade, nas Praças dos Namorados e dos Desejos dizem que rola. Parece que é mais juvenil. Nunca fui!

No Campus da Ufes tb. Como é um lugar super central e bem movimentado... Mas, ai seriam muitas linhas...

Tem uma super pegação em Vila Velha, dizem que é a maior praia de pegação do mundo e até querem incentivar o turismo lá. Acho podre. Muuuuito podre. O nome é Feira do Edi (estou usando um eufemismo). Nunca fui lá (tem comunidade no orkut tb) e não recomendo. É longe, ermo e rola assaltos e desolva de cadaveres - se vc curto necrofilia é o local. Morbidez!

Enfim, já percebeu que a praia é O local! E o tal quiosque está bombando, passei lá em frente e fique pasée Mas, não pára de choveeer. Cher, traga a chuva com vc! Entreguei metade do caminho pra os potes de ouro! É só juntar com as outras dicas mais "lights" e vai conhecer tudo!

Importante!!! Capixaba é ultra fechado (to falando do jeito de ser e não de outras coisas), parece que é carão e indiferença, mas nem é. Isso é resultado do isolamento por séculos q o estado sofreu (outro dia explico a história do ES,eehe). Tome iniciativa e "Insista", mas não force, que logo vai ver que somos um tesouro escondido (e q assim continue) e ultra simpaticos - mas, só com quem merece. a gente não é carioca que adooora jogar conversa fora, hahahhaha.

Ufa! Divirta-se. E sabe a gente não se esbarra! Não será dificil, soooo small!

beijim

Thiago Lasco disse...

G-Zuiz, Tchynna, vc é o oráculo da pegação capixaba! hahaha. Uomini que se cuide... ;)

Anônimo disse...

hahahahahaha
minha jurisdição não abrange São Paulo! Uomini é nosso Rei Bandeirante! Mas, passou de Resende pro Norte é cmg! é só perguntar, se eu não souber, coisa dificil, conheço quem saiba! hahhahahahahhahh

Não dá pra indicar outras coisas pq seriam gosto bem pessoal. Mas, o povo comentou almoçar na Ilha das Caieiras, acho um luxo! É do outro lado da Ilha, lugar lindo - apesar de o caminho pra lá não ser bonito. A comida é luxo, mas não é tão mais barata assim não. Tem restaurantes lá que o povo chega de lancha e embarcaçoes do tipo! Se gostar a moqueca, leve uma panela de barro de presente, mas procuro o selo de autencidade! E num curto muito esses frutos do mar! Na Lama prove as esfihas da Sfiheria (Vix é didatica as vezes, esfihas na esfiheria e pastel na Pastelaria). Minha dica é escarola com queijo, se vc gostar.

Se tiver tempo para parques, não é mais dica de dogging não hahha, vá ao da Fonte Grande e terá uma vista de 360º graus da cidade. Tudo!!!!!

Olha, eu quero ver seu mini guia aqui na semana que vem!!! E que vc volte!!!

beijosss

(não tente nada via chat! é o erro)

Gui Sillva disse...

Bem - vindooooooo!!!!!
espero que essa chuve pare!

genteeee, a tchynna me humillhou com TODAS as dicas.
ha ha ha

Anônimo disse...

Tchynna... gay nao faz so pegaçao nao..... (bom.. tem quem peqa full time mesmo enqto faz outras coisas)... hehehe
quero indicar o museu da Vale q, alem de ter localizaçao mto interessante, traz ou abre em vix/vv exposiçoes q podem entar no circuito NY,SP,Europa (algumas ate entram mesmo).
o quiosque de camburi ferve... o sorvetes de pitanga e laranja do palacio do sovete na praia da costa sao de primeira linha,sfiheria e economica e razoavel, a culinaria de frutos do mar e leve e quase todos os restaurantes de cozinha capixaba tem casquinha de siri com siri mesmo....
capixaba é meio fechado mesmo... mas nao é arrogancia...so um pouco reservado. somos, na maioria, descendentes de camponeses europeus que vieram ser camponeses aqui...entao somos, na media, provincianos e pouco antenados... cosmopolitismo aqui, passa longe.. mas e bom viver aqui qdo se pode pegar um aviao pra SP ou entao pro hemisferio norte de vez em qdo.. boa estadia em vix...
antoine.c

Anônimo disse...

ai que uó!
querido antoine c.
leia os comentários todos e verá que ninguém disse que gay só faz pegação, muito menos moi! acho engraçado que venha vc com essa concepção asseptica e elitista para contrapor o que eu escrevi, ignorando inclusive as minhas dicas não pegação.

Definitivamente, o Museu da Vale não faz parte do cotidiano dos capixabas. O povo só vai lá em massa nas bocas livres do vernisages ou qnd a escola leva. Ah, sim, ou qnd é noiva e usa a belissima locaçao para as fotos. O espaço é fantastico sim e suas exposições tb, apesar de serem sempre temporárias e o museu ser disprovido de um acervo técnico. Palmas para o Ronaldo Barbosa que dirige a instituição brilhantemente. E palmas para os Seminários de Filosofia e Arte que todo ano acontece lá (Tchynna vai em todos nos intervalos da pegação).

Discordo completamente sobre "somos na maioria descendentes de camponeses europeus". Please, não vamos nos prender ao nosso circulo e definir o estado a partir apenas da nossa visão. Nada como estudar um pouco da história e formação da sociedade capixaba. O capixaba é fechado tb por conta dessa ascendencia, porém muito antes dos camponeses europeus, o estado já era habitado pelos portugueses e e seus escravos negros e principalmente por indios. Até metade do século passado (e eu to falando é do século 20 mesmo), quase todo o Es era tomado por Mata Atlantica e cheio de aldeias indigenas. Por séculos houve um grande atraso socio-politico-econominico-cultural no ES. Tivemos um boom economico, mas sabemos que mudanças sociais e culturais são bem mais lentas. Daí nosso o provincianismo e nosso jeito fechado (inclusive entre nós mesmo). Não é regra, obvio. Por fim, em um mundo globalizado o que conta são as pessoas e para um lugar ser cosmopolita que lá vive precisa antes ser.

Enfim, poderia escrever linhas, linhas e linhas aqui. Qnd vou ao Final Feliz e pro Pier levo uns livros para passar o tempo enquanto espero aparecer algum boy, cafuçu do bem.

Beijo Antoine C. e não banque a asseptica/fina pra cima de mim não! Podemos ser amigos!

Obs: Cher Introspective, desculpa por usar o espaço do seu blog para responder o Antoine. Sei que você entendeu minha mensagem e principalmente leu TUDO o que eu escrevi! Enquanto vc quiser eu conto todaaaaas as pegações e não me limito a Vix, afinal para parafrasear nosso amigo "bom viver aqui qdo se pode pegar um aviao pra SP ou entao pro hemisferio norte de vez em qdo.." e as vezes a pegação é no avião mesmo!