segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Verdinha simpática

Meu feriado no Rio deixou um gostinho de quero mais e resolvi, de sopetão, voltar à cidade no último fim de semana. Como decidi a viagem de última hora, ia ser difícil encontrar tarifas justas (em se tratando de ponte aérea, só pago mais de R$150 por trecho em caso de emergência). Fui cotar preços no Submarino Viagens e me deparei com a WebJet, companhia aérea da qual eu nunca havia ouvido falar (depois as aeromoças me contariam que a empresa, carioca, já tem cinco anos de mercado). Como o preço estava bem OK - R$ 139 por um trecho avulso, comprado com apenas 24 horas de antecedência - resolvi experimentar.

E tive uma ótima surpresa. O voo foi pontualíssimo e a tripulação, muito amável. E o que dizer da poltrona? O ângulo de reclinação do encosto é o maior que já vi em 31 anos de classe econômica. Para arrematar, um serviço de bordo muito além do que eu poderia esperar numa ponte aérea, com sanduíche de presunto defumado, queijo gouda e cream cheese e um úmido e fresquinho brownie com calda de chocolate. E o melhor: sem pedirem um tostão a mais por isso (enquanto a Gol passou a cobrar pelo lanche oferecido aos passageiros).

As companhias aéreas alegam que não podem oferecer serviços mais baratos por conta da carga tributária brasileira. Após a saída de cena de Vasp, Transbrasil e Varig, as duas empresas que dominaram o mercado doméstico (TAM e Gol) sentiram-se numa posição bastante confortável. Com a chegada de novos concorrentes, finalmente precisarão rebolar para fisgar e manter a clientela. Em abril, testei a Ocean Air até Belo Horizonte e também fiquei bem impressionado - o avião é confortável e tem bom espaço entre as fileiras. A Azul só não me pegou ainda porque a ideia do deslocamento até o aeroporto de Viracopos dá uma certa preguiça, ainda que a companhia ofereça ônibus de graça. Com a Webjet, passarei a ter uma quinta opção antes de recorrer aos ônibus-frigoríficos da Viação 1001. A única coisa que eu dispensaria é a saudação "uma web-boa noite a todos", que me lembrou os "pat-beijos" do Clube da Criança.

18 comentários:

Paulo Roberto Figueiredo Braccini - Bratz disse...

grande dica ... já utilizei tb e aprovei ... vc sempre oportuno em suas recomendações ... é isto mesmo ... sempre existem opções no mercado ... não precisamos nos submeter aos carteis ...

bjux

;-)

Leo Maia disse...

o chato da AZUL para quem mora em Sampa é mesmo a distência de Campinas. Mas quando tiver oportunidade, não descarte. As poltronas são maravilhosas e a largura delas e espaço entre uma e outra é magnífico! São somente duas poltronas de cada lado, daí você imagina a largura... E para mim que tenho 1,85m e nunca consegui sentar sen encostar o joelho na da frente, é um verdadeiro SONHO!! O lanche não é o melhor, mas eles servem batatas chips, amendoins, biscoitinhos e outras guloseimas sem miséria. Pode-se repetir o lanche on-and-on-and-on... E as aeromoças são exemplo de educação e simpatia!
Já viajei de WEBJET e é mesmo show de bola... Agora, cá pra nós: GOL só mesmo em ÚLTIMO caso...

Daniel Cassus disse...

A Webjet é da CVC turismo, que floresceu com a falência da Soletur.

Agora, se vc tem preguiça de ir até Campinas, imagine eu só de pensar em Guarulhos. As vezes, o preço do Airport Service não compensa a diferença da tarifa e relação a um voo em Congonhas.

Discípulo disse...

amigo! e não é que amanhã eu vou despencar até viracopos e voar de azzzuuuul ... considerando o preço, espero que eu não tenha que fazer a viagem em pé (rsrsrs)

K. disse...

hummmm
eu me preparando pra ir ao Rio... bom saber!

railer disse...

não sabia desse lance da webjet. obrigado pela dica!

Anônimo disse...

Bom saber da webjet. Outro dia fui ao Rio de urgencia e barata( mais ou menos - so tinha essa. Quem disse que eu peguei?) Paguei uma fortuna na GOL em 12 vezes.
Bjos,
Cam ( noticias da Vivi?)

TONY GOES disse...

Odeio a Gol, mas último caso para mim é a TAM, que não faz manutenção nos aviões.

André Mans disse...

de webjet ainda não voei
mas sou super fã da ocean air
e a gol só em último caso
odeio!

Tiago disse...

Já fui para Recife de Webjet. O vôo não era baratinho, mas considerando o preço "normal" dos vôos para o Nordeste daqui, foi OK. Também achei o serviço no geral bom. Pena que para SP eles só voem para Garulhos.

lola aronovich disse...

Que legal receber essas dicas! Viajei pela Azul pra Fortaleza, e gostei muito. As poltronas realmente são maiores, o atendimento é ótimo, e o preço é bom. E o sistema de milhas deles vale muito a pena. A cada passagem comprada, vc recebe 5% do valor, e essas milhas não expiram. No meu caso, a passagem de Navegantes a Fortaleza, ida e volta, custou R$ 530. Meu bônus é de 25 reais. A partir de R$ 50, o valor já pode ser descontado da próxima passagem, ou eu posso deixar acumular. Pra quem viaja bastante parece um prato cheio. O único problema que vejo é que a Azul, por ser uma companhia nova, ainda não tem muitos voos. O aeroporto de Navegantes estava fechado devido à neblina na ida e na volta, e, por causa disso, tive que passar várias horas num hotel, esperando o próximo voo. Mas imagino que é um problema que vai se resolver com o tempo.
É bom que tenhamos concorrência!

Rafael disse...

Nada como a concorrência pra fazer algumas companhias (e empresas de outros serviços) entenderem que o consumidor gosta de mimos e merece respeito.

P.s.: O "web-boa noite" é constrangedor.

Diego Rebouças disse...

Gente, eu não viajo de TAM de jeito nenhum, tenho medo.

Mas web-boa noite? E se a moda pega? Imagina? "Que você tenha um dia AZUL!" ou então "Gol Dia", "Goa Tarde" e "Goa Noite?" Não sou nenhuma Regina Duarte, mas tenho medo.

Marcelo Doon disse...

Viajei pela Azul pela priemira vez em Junho e vou novamente voar dia 13/10 voltando de Porto Alegre, como da ultima vez. Os voos de ida sao 17.40 e é impossivel pra mim nao cumprir o horario comercial...vou de Gol mesmo thru CGH. Mas é bacana, tem espaço e da um orgulhinho la no fundo viajar em autenticas aeronaves brasileiras EMBRAER...sao bonitas, espaçosas, silenciosas e arrasam no mercado internacional. VOEAZUL É O FUTURO!!! (sem merchand)

Anônimo disse...

Web-boa noite é muita pinta!
Alguém duvida que foi idéia de "alguma" gay Fly Attendant? rs

Unknown disse...

Olha, eu vou te contar... das minhas experiências com as low costs da Europa a mais traumatizante foi a RyanAir, que cobra pelo serviço de bordo como todas as outras low costs como EasyJet, Vueling, ClickAir e outras.. eles cobram 2 euros para usar o banheiro! E estao fazendo uma pesquisa entre os passageiros considerando viagens com passageiros em pé!
Dica, se vc voar com a RyanAir nem pense em levar mais do que 15Kg de bagagem despachada, pois cada Kg extra irá te custar 15 euros, ou seja, uma mala de 25Kg paga 150 euros a mais...portanto perca uns minutos a mais lendo as letras miudinhas dos e tickets pra nao tomar preju no aeroporto, detalhe que este excesso de bagagem tem que ser pago no ato e em cash no momento do embarque!
e por aí vai..
Vou te passar mais outras experiencias em breve
Abraço
LEO

Nícholas Vasconcelos disse...

A WebJet voava pra Campo Grande e Cuiaba...ate que resolveu parar por falta de publico. Sim, o povo aqui se não vai de TAM ou de Gol, simplesmente não vai! Tanto que em determinado horario, chegam dois voos da TAM e dois de Gol ao mesmo tempo!
Campo Grande é um destino curioso,todas as companhias chegam aqui antes e com o tempo desistem da ideia...

Billy W Martins  disse...

Nunca voei de Webjet, mas já ouvi falar que são bons, aliás, Ocenair (maior espaço entra as poltronas), Azul e Webjet precisam fisgar o mercado e acabar com o duopólio e por isso hoje em dia são as melhores. A Gol é uma verdadeira farsa, fixaram essa marca de empresa "baixo custo" nas nossas cabeças, mas não é bem isso que se encontra na hora de comprar uma passagem. Se comprar de ultima hora, e na GOL última hora é uma semana antes, você encontra dependendo do destino passagens custando até 800 reais ou mais. Isso é baixo custo? Acho que o baixo custo deles é operacional para faturarem mais e não tarifário já que tudo na GOL é de quinta, os atendentes são de quinta, equeles cookies são de quinta, o suco é de quinta até o refrigerante optaram por Pepsi ao invés de coca-cola. Sei que é bobagem, mas fica a pergunta, uma pessoa que paga R$966,00 reais por uma passagem para o rio partindo de SP por exemplo não teria direito a um cardápio justo? Fiz uma pesquisa rápida antes de escrever e encontrei a passagem mais cara para o rio para este feriado custando R$966,00 para ir e R$966,00 para voltar, até tinha por R$ 439,00 mas no meio da tarde. Ai não dá né?