As temakerias chegaram a São Paulo em 2004, três anos antes de virarem febre Brasil afora. A primeira grande rede, Temaki Express, conquistou os baladeiros como uma opção leve, rápida e barata de lanche na madrugada - mas o arroz era ruim, o peixe tinha gosto de congelado e o salmon skin estava mais para "assolan skin", pois parecia uma palha de aço. Dois anos depois, surgiu no Itaim uma temakeria chamada Ícone, e nela finalmente me encontrei, elegendo o temaki do chef (salmão, shimeji e cream cheese) como meu preferido.
No verão 2007/2008, a mania dos cones chegou ao Rio de Janeiro. A rede Koni Store começou a espalhar suas lojinhas laranjas pela Zona Sul e fui conferir. Achei a qualidade da comida bastante irregular e acabei preferindo os temakis da Yiá!, que disputava o público da Farme. Mas o céu acabou caindo sobre a cabeça deles: a fachada da lanchonete vizinha desabou, colocando um fim precoce à simpática lojinha, que era toda decorada com mangás.
Como eu tinha ficado com um certo bode da Koni Store, mantive-a na geladeira por um bom tempo. No domingo passado, decidi dar uma segunda chance a ela. Saí da praia apressado para o aeroporto e entrei na loja da Farme para pedir dois temakis de salmão com shiitake para viagem. Tive uma impressão bem melhor: os cones eram caprichados, com o peixe fresquinho e as lascas do cogumelo bem macias, e vieram recheados até a base. Gostei tanto que ontem, depois da aula, resolvi ir conhecer a bonita filial que a rede abriu na Joaquim Floriano. Dessa vez, provei uns temakis meio diferentões. E não me arrependi.
Primeiro chamei um Roast Tuna, com rosbife de atum crocante ao shoyu e mel. Novamente muito bem recheado, com o toque suave do mel nos muitos cubos do peixe. Depois, seguindo a dica da simpática Keila, escolhi o Hot Steel, temaki mais pedido do cardápio. No recheio, cubos de truta-da-patagônia envoltos numa finíssima e crocante massinha de harumaki e, para dar o arremate, cream cheese e uma inusitada palha de alho-poró. Gamei: a combinação é mesmo muito boa, e o resultado fica ainda melhor com um reforcinho extra de cream cheese (politicamente incorreto, eu sei!) e da tal palha de alho-poró. Bye bye, Ícone: agora já tenho meu novo temaki favorito.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
A redenção da Koni Store
Postado por Thiago Lasco às 11:12 AM
Marcadores: comida, restaurantes, rio de janeiro, são paulo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
13 comentários:
Boa, Thiago. Politicamente incorreto, sabemos. Temaki original não comporta cream cheese nem outros ingredientes ocidentais, mas o mundo anda tão chato, tudo tem que ser correto...
Me deixa comer temaki de paçoca com recheio de pé-de-moleque e vai encher o saco de outro!
Ainda chegará o dia em que temakeria será uma opção. Por enquanto, somente numa bancada do Sushi Isao para saciar o "gafanhoto" aqui.
Mesmo assim, anotada a dica gastronômica.
Abs!
Mas a qualidade do atendimento e alguns detalhes (prato e copo de papel) mantém como minha primeira opção a Temakeria & Cia na outra ponta do quarteirão.
Koni só mesmo quando a espera da Temakeria está muito grande.
As do Rio são um pouco mais baratas.
Nossa o koni do Leblon fica lotadaço o dia todo, ja o do Sushi Mar da Campinas aqui, nao tem viva alma dia ou noite. Nao consigo entende a idéia de terem feito a temakeria ao lado do restaurante. Mas enfim, deve ter alguma logica e algum dia ha de dar certo, por que a comida deles é boa.
Bjos,
Cam
A Temakeria e companhia e Restaurante Japones para Gaidjins q comem Sushi com maionese e Morango,o politicamente incorreto...A Koni Store vende Konis mesmo...como esse maravilhoso Hot Steel q vc comeu!!!
Otimo atendimento e ambiente descolado
Dica Aprovadissima!!!
Abs
Priscila
amo temaki
mas tenho pensamento de gordo
gosto dos festivais
hahahahaha
bjo!
As vezes são meio irregulares de loja pra loja....
Ainda bem que o meu (na minha porta) e bom.. heheheheheh
O Roast Tuna é o meu preferido! Delícia, me deu vontade de comer um agora!
Thiago, essa moda de temaki no Rio chegou há alguns anos e continua firme até hj. Mas vc acredita q aqui em SP vai pegar? vejo um monte de temakerias pipocando em toda parte nos melhores bairros de SP e na maioria das vezes completamente vazias...
abs
Alex Bez
Engano seu, Camille.
A al campinas se tornou uma opção para todos os bolsos e gostos. A "mercearia" do sushi mar é que vive às moscas, pois você entra, pede algum apetrecho, paga e leva pra casa...rs... Já a koni store da gomes de carvalho na v.olimpia, deixou a desejar...
bjus
ps: ah, tbém tenho pensamento e comportamento de gordo, adoooro comer até a sensação de explodir!!
Talvez voce ja conheca, mas fica a dica - quase ao lado do Koni Store da Jau, tem um restaurante novo chamado The Salad Bar!
O lugar e agradabilissimo e as saladas super caprichadas!!
So nao peca o suco de maracuja, que eles tem a cara de pau de colocar no cardapio de Suco Especial, e cobrar R$ 7 por isso! Um roubo!
A comida e o ambiente valem a visita!!
O KONI DA JAU É MUITO BOM!! GOSTAVA MUITO DA TEMAKI EXPRESS MAS QUANDO PROVEI O KONI MUDEI O MEU CONCEITO! MUITO MELHOR QUE QUALQUER TEMAKERIA!! SAIU ATÉ NA VEJA COMO UMA DAS MELHORES DE SAO PAULO E OLHA QUE NUM FAZ NEM6 MESES QUE TEM AQUI EM SÃO PAULO!!
PROVE O KRIPS COM CREAM CHEESE E ME RESPONDAM DEPOIS O QUE ACHARAM...
Postar um comentário