quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

10 dicas para o carnaval no Rio

Amanhã o povo começa a debandar de São Paulo para o Carnaval que escolheu. O meu será no Rio de Janeiro mesmo. Aproveito a deixa para dar aqui alguns conselhos e dicas para quem escolheu o mesmo destino que eu (a maioria já é "macaco velho", mas tenho pelo menos três amigos que estão perdendo a virgindade de carnaval carioca, então esse post é dedicado a eles).

1. Vai de ônibus ? Se chegar de dia, vá para a Zona Sul usando o "frescão" (ônibus de turismo com ar condicionado) - o ponto dele fica na calçada, atrás da fila de táxis que você verá do saguão de desembarque. Se chegar de noite, não pegue táxi comum na rua (você pode entrar numa roubada), nem os especiais dos guichês do saguão interno da rodoviária. Use o do guichê que fica do lado de fora do saguão, no canto direito - é uma cooperativa bem mais barata e você paga a corrida no próprio balcão (o preço é fechado por bairro).

2. Por melhores que te pareçam as festas, não deixe de viver também o dia, aproveite a praia em Ipanema. Mas leve o mínimo de coisas necessário: a areia fica extremamente lotada e é muito difícil tomar conta das coisas - os furtos comem soltos nessa época. Melhor uma bermuda com bolsos do que uma mochila, e nada de iPod ou câmera digital largados dando sopa. Não descuide.

3. Se for se jogar na Banda de Ipanema, muito cuidado: no meio do empurra-empurra, sempre tem uma molecada do mal que se mete no meio da muvuca e enfia a mão nos bolsos dos desavisados na maior cara-de-pau. Todo ano é a mesma coisa - e tem gente que não aprende e continua levando prejuízo.

4. Dizem por aí que os pitboys voltarão a atacar as bees nas imediações da Farme e Bofetada. Pode ser boato mas, pelo sim pelo não, abra o olho. E, independentemente dessa ameaça, que tal sair um pouco do pombal e dar uma variada ? As areias do Coqueirão (entre Joana Angélica e Maria Quitéria) estão cheias de gente bonita. Se você não quer ficar tão longe do fervo, vá apenas alguns metros em direção à Vinícius de Moraes - essa área já se estabeleceu como uma "zona de transição semigay", uma espécie de Faixa de Gaza.

5. Bateu o olho e gostou ? Fique esperto com quem você arrasta pro seu hotel. Boa Noite Cinderela não é lenda urbana e não é só gringo que cai no golpe. Muitos hotéis nem deixam hóspedes trazerem gente de fora. E se você estiver hospedado na casa de amigos, nem pensar em arrastar uma pessoa completamente desconhecida pra lá, certo ? Pulgueiros de alta rotatividade existem pra isso, em Copa mesmo tem.

6. Ih, deu chuva ? Vá conhecer o novo Shopping Leblon e veja a vista da Lagoa a partir da praça de alimentação. Passe uma tarde agradável enfurnado na übercool Livraria da Travessa (tem uma filial dela nesse shopping, mas a original é na Visconde de Pirajá 572). Ou, se seu negócio é basfond nonstop, jogue-se com fé nos vapores da célebre 64.

7. Não deixe de se alimentar direito, senão a jogação vai te derrubar. E não precisa ficar comendo naquele Natural decrépito todo santo dia, né ? Na Farme mesmo tem o Cafeína e o Colher de Pau, e a poucos passos há quilos de qualidade como o Frontera (na Visconde) e o Fazendola (na praça General Osório). Andando um pouco mais, ainda em Ipanema, aposte no rango gostoso e descomplicado do Delírio Tropical, esbalde-se com os peixes fresquinhos do Nik Sushi e as saladas encorpadas do Gula Gula. E, se encarar um almocinho no Leblon, o Bibi Sucos e o quilo Fellini são só algumas das muitas boas opções que você tem.

8. Não comprou seu convite antecipado ? Então chegue cedo nas festas - o preço de porta vai subindo vertiginosamente com o passar das horas. E, se anunciaram que até meia-noite será xis, se você chegar às 23h45 pagará 2 xis, porque a produção espertamente liberará a fila bem devagar para não dar tempo de todo mundo entrar. Ah sim, e se você acha que há o risco de querer usar o banheiro no meio da festa, leve de casa um pouco de papel higiênico dobrado no bolso - com toda a certeza não vai ter na hora, e você passará por maus bocados, especialmente na X-Demente da Fundição.

9. Vai para a Sapucaí assistir aos desfiles ou sair na avenida ? Vai se jogar na gafieira abusada do Elite ? Use o metrô para ir (nas noites de Carnaval, o serviço funciona excepcionalmente durante a madrugada, e os vagões ficam cheios de foliões fantasiados; desça na estação Central). Mas volte de táxi, a menos que você esteja num grupo bem grande.

10. Quer dar um tempo da função e da muvuca ? Lembre-se de que você está numa das cidades mais lindas do mundo - e não é preciso ir muito longe para relaxar. Vá dar uma volta pela Lagoa. Pegue o 511 na Visconde de Pirajá e vá passear na Urca. Visite o Jardim Botânico e o vizinho Parque Lage. Faça um passeio de bicicleta pelo Aterro do Flamengo. Ou, se quiser uma praia mais sossegada (e tiver carona), vá para a Reserva, ou mesmo para Itacoatiara, em Niterói. Só não invente de ir para Búzios nessa época - lá com certeza você vai se estressar ainda mais do que no Rio.

Um excelente Carnaval para todos !!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelentes Dicas.. parece una nota super especializada escrita por un periodista de primera.

Saludos, desde argentina