segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Hit parade do verão nordestino

Foram dezoito dias entre Salvador e Recife, com direito a muita praia (do Porto da Barra à Aleluia, de Boa Viagem a Porto de Galinhas) e também festinhas aqui e ali (em boates e até em uma escuna). Nessas andanças, deu pra fazer um hit parade com os 5 principais hinos que marcaram o verão 2007 nas duas maiores capitais do Nordeste. Lá vai:

1) Shakira feat. Wyclef Jean: "Hips Don't Lie" - Aquelas cornetas inconfundíveis que evocam Miami tocaram em todo lugar. Finalmente um hit de alcance mundial na carreira dessa colombiana cada vez mais parecida com a Elba Ramalho (só falta um moreno gostosão 20 anos mais novo a tiracolo).

2) Bob Sinclair: "World Hold On" - É aquela velha história: descer o nível para fazer sucesso. Nem dá pra acreditar que esse lixo é do mesmo produtor da pérola "I Feel For You", de 2000. Será que alguém ainda agüenta aquele assobio irritante ? Os baianos e pernambucanos pelo jeito sim.

3) Mason: "Exceeder" - Um dos hits do último verão europeu, esse electrinho chegou de leve no Brasil e, inesperadamente, já aportou no Nordeste. Tocou na festa da escuna que reuniu o crème de la crème das barbies de Salvador; esteve no set do Fatboy Slim em sua apresentação em Recife, no Marco Zero da cidade; e foi citada com destaque pela Jovem Pan FM recifense, em seu programa de novidades. Biscoito fino.

4) Vanessa da Mata: "Ai Ai Ai" - Uma peculiaridade das pistas nordestinas: elas não têm absolutamente nenhum preconceito com músicas em português - diferentemente do Sudeste, que torce o nariz para isso. O "banho de chuva" em versão remixada era garantia de animação em qualquer festa - moderninha ou bagaceira, gay ou hétero, dos finos ou do povão.

5) Os Kamaradas: "Não Me Chame Não Que Eu Vou" - Essa leva o troféu de grude insuportável do ano. O refrão "venha! venha! venha! venha! / venha! venha! venha! venha!" faz você pensar em mil jeitos cruéis de assassinar o maldito camelô do MP3, que toca a desgraçada faixa no repeat o dia inteiro, sob o sol escaldante dos trópicos. Ninguém merece.

Isso sem contar algumas esquisitices locais. A pista da Metrópole, a principal boate GLS de Recife, bomba mesmo é com o remix altamente farofoso de "Another Brick In The Wall" do Pink Floyd. E a praia de Boa Viagem tem um hino disco informal: "Dance Little Lady Dance", hit de 1976 da Tina Charles que todos os camelôs de MP3 do pedaço (que ficam passeando pelas areias com carrinhos) tocam todo santo dia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estou me viciando no seu blog.Um feedback basico:
Adoro a sua verdade crua ("Floripa nao tem cultura, nao tem nada"), mas tome cuidado para nao criar muitos desafetos.
As criticas para cima de voce podem ser pesadissimas.Get ready!
De resto,para o seu perfeccionismo, so acertar uma coisinha aqui outra ali ( "Another brick in the wall", se chama "Proper Education" remix do Eric Prydz, por exemplo).
Outros comments - mais profundos - ficam para um futuro tete-a-tete.
Will ask my people to call your people....: ))