domingo, 5 de outubro de 2008

Uni-duni-tê: quem será o novo síndico do Autorama?

Às vésperas das eleições municipais, a "comunidade GLBTT" (tenho minhas dúvidas se é possível juntar grupos tão díspares sob o mesmo guarda-chuva, mas enfim) se vê diante da necessidade de se posicionar e tenta dar conta da missão como pode. A escolha do voto, como se sabe, é a materialização da postura política de cada um, o resultado de seu engajamento ou sua alienação. Enquanto uns dedicam atenção ao assunto e procuram se manter informados, outros não acham nem que sim nem que não, muito pelo contrário, e juram que está bom assim. Mas dentro de algumas horas todos serão obrigados a influenciar o destino de seus conterrâneos.

E daí que eu tenho ficado abismado ao ver que uma parte substancial da bibarada está decidindo seu voto com base em rótulos, que dizem pouco ou nada sobre os candidatos e em alguns casos escondem armadilhas. Marta é a "rainha dos gays", Alckmin é o "picolé de chuchu", Kassab é o "enrustido" e Soninha é a "maconheira". E pronto, é isso, estamos conversados! Como é que o desempate de uma questão tão séria se faz em bases tão superficiais? Ah, tem também o Maluf, o "rouba mas faz, estupra mas não mata", eu tinha até esquecido dele.

Além de terem pouca ou nenhuma informação sobre o histórico pessoal, a carreira política e as realizações passadas dos candidatos, outro pecado de muitos gays é ver a questão com a habitual miopia do gueto, como se estivéssemos prestes a eleger o síndico do Autorama e não o governante de onze milhões de pessoas. Simpatia pela causa gay é bem-vinda - a promoção da diversidade, o combate à homofobia, a educação das polícias e o apoio à Parada são todas bandeiras importantes - mas o que está em jogo é muito mais do que isso. São Paulo vai muito além dos nossos umbigos. Ainda que alguns de nós só consigam enxergar até o muro da boate.

Mais do que eleger quem conseguir parecer mais gay friendly (o site ACapa e o blog Bota Dentro fizeram entrevistas com os candidatos e, vejam só, da noite para o dia todos viraram "íntimos de oliveira" das questões glbtt), temos que escolher quem tem preparo, idoneidade e boas companhias para gerir os recursos públicos, tomar decisões complexas e resolver os problemas da cidade de forma ética e responsável. Alguém que se preocupe com a precariedade da saúde pública municipal, não alguém que dá tchauzinho para as bees de cima do trio elétrico mas transforma cargos públicos em cabides, substituindo técnicos competentes por gente despreparada de sua corja.

Antes de dar seu veredito pessoal, reflita. Tirando a ex-VJ da MTV, todos os candidatos já estiveram no poder e deram exemplos concretos de sua forma de governar e fazer política. Mire-se neles. Como você avalia o seu candidato, do ponto de vista ético? Qual sua trajetória pessoal recente? Ele parece preparado para exercer a função que lhe será confiada? Tem um plano de governo coerente? O que propõe de concreto e novo? Você ficou satisfeito com o governo anterior do seu candidato? Considera que a cidade esteve bem cuidada? E os serviços públicos? O que foi feito pelo seu bairro, pela cidade que você efetivamente usufrui? Vale a pena repetir a experiência?

Não se esqueça de que você está escolhendo não apenas uma pessoa, mas um partido inteiro, um pacote completo que virá de brinde com o eleito e tomará conta da administração da cidade, se infiltrará nas secretarias, fará mandos e desmandos. Você confia no partido do seu candidato, considera-o íntegro, honesto, ou ele já esteve envolvido em tramóias que mancharam sua reputação? Vote com seriedade. Não dá para lavar as mãos: a responsabilidade da escolha é de todos nós.

3 comentários:

Antonio disse...

Jura que vc ainda se surpreende com a superficialidade da bibaiada!?..jah cansei já.
Me surpreende ver questões tão importantes como esta serem tratadas com tamanha importância no seu blog!...dá uma esperança!!

;)

Celso Dossi disse...

O Kassab não é enrustido, só não fala da vida pessoal dele. E tá fazendo um governo decente, mais quatro anos seria perfeito. (deixei público meu voto?) ahhahahaha

Outra: política é um grande circo. Não adianta se descabelar, eles vão terminar o debate e sorrir uns para os outros. Não os leve tão a sério. Trabalhe e garanta seu próprio futuro.

E sobre a superficialidade da bibaiada, o buraco é mais embaixo, Antônio: a maioria dos eleitores nem sequer assiste horário eleitoral.

Anônimo disse...

Parabéns pelo texto. Morando em Brasília não passo por esse processo eleitoral, mas acho que é nas eleições municipais que as pessoas escolhem quem afeta de forma mais direta o nosso dia-a-dia, por isso é sempre bom uma escolha consciente. Mas acho que todos já nos vimos numa situação de descrédito com a política, ou de ter que escolher meio na inércia, sem muita paciência para analisar com profundidade os projetos de cada um. Claro que isso não justifica uma completa alienação política que vemos por aí.