quinta-feira, 11 de setembro de 2008

A marca dos cem mil

Eu já disse antes que o tamanho da minha audiência nunca foi uma preocupação que afetasse os rumos do blog. Confesso que já esquentei a cabeça com a extensão dos meus posts ("a internet é para ser jogo rápido", dizem por aí), mas hoje sinto que boa parte dos meus leitores já chega aqui sabendo o que vai encontrar - e se eles insistem em voltar, é porque gostam dos meus textos do jeito que são.

Mesmo achando a questão dos números bastante secundária, penso que hoje ela não merece passar em branco. Este blog acaba de passar das 100.000 visitas, uma marca que considero bastante significativa. Ela faz com que eu me sinta cada vez mais conectado com os meus leitores, por mais invisíveis que eles sejam: agora sei que não estou aqui falando sozinho, já que qualquer coisa que eu escreva será lida por um certo número de pessoas (mesmo que não gere comentários).

Hoje em dia, eu até tento me disciplinar mais para não deixar o blog muito tempo sem atualizações. Mas a decisão de escrever um post novo ainda depende de eu estar inspirado (e ter o tempo livre necessário). Não me sinto obrigado a dar meu pitaco sobre todos os temas do dia (alguém ainda agüenta ler/escrever sobre o drama dos ingressos para o show da Madonna???), muito menos tecer opiniões sobre assuntos "não-fúteis" - o que também não significa que eu não possa enveredar por questões mais sérias de vez em quando. A única regra é escrever por prazer.

E os visitantes chegam pelos mais diferentes motivos. Vários já são "fregueses" da casa (agradecemos a preferência!), mas tem um monte de gente que cai aqui porque estava procurando algo no Google. O assunto que mais atrai leitores para cá é, de longe, Buenos Aires - pelo visto, os meus posts sobre a capital argentina transformaram meu blog em constante fonte de referência e consulta sobre lojas, restaurantes e baladas de lá. Depois, vêm pesquisas relacionadas a restaurantes em São Paulo, risotos, o Carnaval "off" do Rio e clubes e festas eletrônicas/gays em geral.

O mais engraçado, porém, é quando a pesquisa por determinada palavra-chave traz para cá consultas que fogem totalmente dos assuntos do blog. Dia desses, caiu de pára-quedas aqui uma leitora atrás de Napoleão Bonaparte (meu blog não deve ter resolvido o problema dela, mas pelo menos ela disse que se divertiu com o que leu). Outras buscas recentes e esdrúxulas: "textos sobre o bem e o mal", "beijo na boca aos 7 anos", "escova progressiva", "super cavalgada sexo"... Isso sem falar em perguntas inteiras como "vou casar apenas no civil em fevereiro de 2009, gostaria de fazer um almoço ou jantar elegante, o que fazer?", ou ainda, "se você deixar o carro no ponto morto ao invés de descer ele sobe" (?!).

A repercussão dos posts também me surpreende, às vezes para mais, outras para menos. O post mais comentado da história deste blog, até hoje, foi o dos meus 30 anos, que até agora recebeu 50 comentários; depois deste, vêm Esqueçam tudo o que eu defendia aqui (com 39), Dez anos de cha-cha-cha (31), Parada Gay SP 2008 (31), Dez anos de beijo na boca (29), Te Dou Um Dado? (30), The Week Rio (27), sargento Laci (27), Porto Alegre (27) e Megga Fun (25).

Nos comentários, muitos leitores me dirigem dúvidas ou perguntas, mas esquecem de deixar uma forma de contato para que eu lhes responda (por exemplo, tenho um fiel leitor de Salvador que vive perguntando quando voltarei à cidade; agora que estou com a viagem iminente, não tenho como avisá-lo). Vários possuem perfil no Blogger, mas não se dão conta de que deixaram o perfil invisível e/ou sem dados, o que também impede que eu lhes dê um retorno.

A novidade é que agora este blog tem uma comunidade no Orkut. A iniciativa foi presente de um leitor que também é meu amigo pessoal e muito querido. Não tenho o hábito de participar ativamente de comunidades do Orkut (nem costumo aceitar os convites que recebo), mas desta vez vou abrir uma exceção. Será uma chance de saber um pouco mais sobre quem me lê e manter um canal de comunicação e discussão fora do espaço deste blog. Sejam bem-vindos!

20 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela marca e que o blog só traga felicidades. Me considero um leito cativo e já o tenho como amigo querido, justamente pelo e por causa do blog.

E..."escova progressiva" é forçar muito a barra, né!?? hehehehehehe

Beijão e keep it up!

poor guy fashion victim disse...

Continue com posts longos e óptimos

Anônimo disse...

QUERIDO, PARABÉNS PELOS 100.000!!! ADORO SEU BLOG, SOU LEITOR ASSIDUO, GOSTO DA SUA INTELIGENGIA DESPRETENCIOSA E DO SEU HUMOR DOSADO NA MEDIDA CERTA!!! BEIJO, MÁRCIO G.

Anônimo disse...

Cara T.. digo Introspective,

Sou seu leitor há muito tempo, a gente se conhece de "oi" na balada e por um amigo em comum... nunca passou disso. Você tem o prazer de escrever, e eu de frequentar seu blog apenas pelo prazer de ler. Justo.

Hoje moro em Fortaleza, eventualmente estou em São Paulo.

Um abraço,

hugo

Antonio disse...

Parabéeeeeeeeeens!!!
Poucos blogs conseguem reunir tantos predicados como o seu: textos inteligentes, divertidos, interessantes, polêmicos, utilitários..e por aí vai!

ôoo garoto talentosooo!

:)

Anônimo disse...

e do fútil que a gente gosta.

Gustavo Miranda disse...

Eu gosto daqui! Assim, de pá-e-pum, desde o início. Às vezes concordo, às vezes, discordo. Mas, sempre acho que vc bebe na fonte da sensatez, o que é uma qualidade magnífica. Parabéns, vc e o blog merecem muito mais que 100 mil visitas!
Beijo!

Gui disse...

Eu sou do tempo que esse blog nao saía na folha Online e nem fazia sucesso com leitores do TDUD? rs...

Eu sou pré-hype, Thi.

Parabens!

TONY GOES disse...

Maldadinha: se você usasse o contador do Carioca Virtual, já teria ultrapassado os cem bilhões de visitas... kkkkkkkk

Beijos e continue assim.

Unknown disse...

Parabéns pelo seu 100.000éééézimo acesso, queridão. É só o começo. Vem mais por aí, para conferir o seu ponto de vista. Eu sempre me delicio com suas observações e conclusões. Gosto dos roteiros de viagem e fico com vontade de segui-los.
Você está cheio de razão quando diz que não tem vontade de dar pitaco em tudo. Nem deve. Nem precisa. Por isso seu blog sempre tem textos mais autênticos. Isso é ótimo.
Vou reler os 10 mais.
Vida longa ao blog, ao seu texto e a você.
Inté.
;)

I. disse...

(mais e mais) sucesso pra vc, querido!

Estefanio disse...

Eh, eu vim parar aqui a primeira vez quando joguei no Google: Double Fisting Fuck a seco.

Anônimo disse...

Achei seu blog,porque estava procurando balada gls aqui no Rio de Janeiro,e cai num pod cast com uma enrecista sua e assim vim parar aqui,eu achei bem legal o programa que calcula o numero de visitantes,parabens pela marca,o meu esta com 6 visitas,espero chegar a cem mil um dia...
Linkei seu blog no meu,depois da uma visitada,http://estudiomoon.blogspot.com/
um beijao

Discípulo disse...

E que venham mais 100 mil! Sou um grande fã do blog e do Thiago... Um grande beijo. Cris

Leo Lazzini disse...

ahhhhhh da-lhe bonitao!!! :D:D

Anônimo disse...

...MEU PERFIL DO DISPONIVEL TA PERTO DESSA MARCA.

Daniel Cassus disse...

\o/
adorei te conhecer. vc é a cara do Moby!

Anônimo disse...

Adoooro seu blog, toda semana estou aqui dando uma olhadinha, coisas que aqui para minha cidade, Uberaba, vai demorar para acontecer!
Parabéns pela marca, adoramos muito vc!

Gui Sillva disse...

Oi, Thi!
Sempre venho aqui apreciar os seus textos. O que desejo? Muito mais visitantes, muito mais assuntos, textos e gente boa comentando. Muitos mais anos de blog!
Ele é um LUXO e isso também vem de você.

ps.: Abri um sorrizão ao ler seu recado. ganhei o mês. e fiquei feliz da vida com o que vc disse.
vem experimentar o café e todas as delícias da ilha!

beijossss!!!!
Gueeee

Anônimo disse...

Muito bem, rapaz, você merece! Seus textos sao muito bem escritos e você tem uma percepçao muito boa das coisas. Abraços!